Categories: Segurança

PMDF convoca 1.232 candidatos para o Curso de Formação de Praças

Por Mayara da Paz

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) convocou 1.232 candidatos aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Praças (CFP). Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (6).

Desde 2019, a PMDF recebeu mais de 2.300 integrantes no quadro de militares formados no curso de praças | Foto: Divulgação/PMDF

Segundo a vice-governadora Celina Leão, a renovação do quadro de militares da PM é fundamental e representa o fortalecimento da segurança pública da capital. “A convocação é resultado de um trabalho incansável pela segurança pública do DF. A partir da determinação do governador Ibaneis Rocha, articulamos e conseguimos apoio no Congresso Nacional para alterar a Lei Orçamentária Anual da União deste ano e tornar essas nomeações realidade. Não se faz segurança pública de qualidade sem contar com mulheres e homens bem preparados e estamos muito felizes por mais essa vitória”, comemora.

Desde 2019, a PMDF recebeu mais de 2.300 integrantes no quadro de militares formados no curso de praças. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, este GDF está comprometido em combater o déficit no contingente da PM.

“Vamos nos empenhar para a formação destes 1.200 policiais para diminuir um déficit no efetivo. Fizemos adaptações na Escola de Formação de Praças para atender a esse número expressivo de alunos e estamos também nos adaptando para receber um efetivo grande de mulheres”

Coronel Ana Paula Habka
comandante-geral da PMDF

“Esses novos policiais serão fundamentais para reforçar o efetivo das forças de segurança. Desde 2019, o Governo Ibaneis Rocha tem se comprometido a recompor nossos quadros e melhorar a estrutura e as condições de trabalho, utilizando tecnologia e inteligência para melhorar cada vez mais o serviço prestado à população. Desde o início do governo, cerca de quatro mil servidores foram nomeados, e novas nomeações estão previstas para este ano. Isso certamente terá um impacto significativo na redução da criminalidade e na qualidade de vida da população do DF”, observa.

Entrega de documentos

Os aprovados deverão comparecer ao Departamento de Educação e Cultura (DEC), no Setor Policial, Área Especial, Conjunto 4, Asa Sul, Brasília, para entregar a documentação necessária. O prazo para esta etapa será entre os dias 9 e 26 deste mês.

É obrigatório apresentar a seguinte documentação (originais e cópias):

– documento de identidade;
– CPF;
– CNH, no mínimo categoria tipo ‘B’;
– comprovante de residência atualizado;
– certificado de conclusão do ensino superior;
– Título de Eleitor;
– comprovante de votação na última eleição;
– Certidão de Nascimento ou casamento;
– carteira de reservista ou documento de dispensa de incorporação (para candidatos do sexo masculino);
– duas fotos 3×4 recentes.

Também é necessário preencher formulários junto à PM, que podem ser encontrados no site da corporação, e os seguintes comprovantes:

– ficha cadastral da PMDF;
– tipo sanguíneo e fator RH;
– comprovante de conta no Banco Regional de Brasília (BRB);
– declaração de bens e direitos;
– termo de ressarcimento ao erário; e
– declaração de não acumulação de cargo público.

Futuros policiais militares

O Curso de Formação de Praças é a etapa inicial na carreira dos futuros policiais militares. Durante o curso, os candidatos receberão treinamento teórico e prático, desenvolvendo habilidades essenciais para a atuação na segurança pública. Este processo prepara os novos praças para enfrentar os desafios da profissão e contribuir de maneira significativa para a segurança da comunidade.

A fim de manter o efetivo policial em aumento constante, a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, ressalta que a corporação passa por adaptações para receber novos efetivos. “O segredo é manter os concursos. Vamos nos empenhar para a formação destes 1.200 policiais para diminuir um déficit no efetivo. Fizemos adaptações na Escola de Formação de Praças para atender a esse número expressivo de alunos e estamos também nos adaptando para receber um efetivo grande de mulheres”, diz.

Editor

Recent Posts

Fundação Hospitalar de Minas Gerais lança serviço digital que permite ao paciente acesso remoto e seguro ao seu prontuário

Pacientes dos hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins, da Rede…

1 dia ago

Minas Gerais amplia vacinação especializada com investimento de R$ 5,5 milhões em centros de referência

Acolhimento, atenção em saúde e cuidado individualizado. Este é o atendimento oferecido pelos Centros de…

1 dia ago

Colegiado Nacional dos Procons Estaduais realiza primeira reunião e fortalece atuação conjunta

O Colegiado Nacional de Procons Estaduais (CNPE) realizou sua primeira reunião oficial durante o Congresso…

1 dia ago

Governo de Minas lança competição Mestres da Merenda para valorizar as cantineiras das escolas da rede estadual

Elas chegam antes do primeiro sinal bater, com olhos atentos e mãos que carregam o…

1 dia ago

Quer desconto na conta de luz? Aproveite a Semana do Meio Ambiente

Durante a Semana do Meio Ambiente, os clientes da Neoenergia Brasília que utilizarem as retorna…

4 dias ago

Ministérios Públicos lançam campanha de incentivo ao acolhimento familiar

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aderiu à campanha de incentivo ao acolhimento familiar.…

4 dias ago