A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) entregou, nesta sexta-feira (24/6), 30 títulos de propriedades rurais a posseiros em Bonfinópolis de Minas, na região Noroeste do estado, por meio do Programa Estadual de Regularização Fundiária. A solenidade foi marcada ainda pela cessão de um trator à prefeitura municipal, no valor de R$ 190 mil, adquirido pela Seapa, por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Até o momento, a atual gestão do Governo de Minas já entregou 4.914 títulos de terras devolutas rurais do estado, em 63 municípios mineiros, a partir de um investimento de mais de R$ 8 milhões. Somente nesta semana, 85 documentos que atestam a propriedade de agricultores familiares foram emitidos. Além de Bonfinópolis, Curvelo e Inimutaba, ambos na região Central, tiveram 11 e 44 imóveis do tipo regularizados cada.
O prefeito de Bonfinópolis, Manoel da Costa Lima, reconheceu os esforços da Secretaria de Agricultura para o progresso do campo. “Sem o documento da terra, como os agricultores podem fazer investimentos em um imóvel que não é deles formalmente? Então, agradecemos à Seapa pela dedicação e empenho. Tenho certeza que Minas Gerais vai crescer muito”, disse.
Já o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, lembrou também que o veículo cedido ao município contribuirá para a economia local. “Esse maquinário será muito útil na patrulha da prefeitura, trazendo renda e desenvolvimento para esta cidade, que tem esse viés agropecuário tão importante para Minas Gerais”, enfatizou.
Legado
O Programa Estadual de Regularização Fundiária atende a uma demanda histórica da sociedade. Com a propriedade das terras, os produtores rurais passam a ter acesso a uma série de políticas públicas federais, estaduais e municipais voltadas para a agricultura familiar e a crédito rural para investimento em melhorias das produções agropecuárias, garantindo cidadania, trabalho e geração de renda no campo.
A agricultora Rita Isabel Santos Fonseca, de 54 anos, que cria aves e produz leite, comemora a vitória. “Para mim, é a realização de um sonho de longos anos. Já tem mais de 30 anos que eu moro na propriedade e não tinha documentos, enfrentando dificuldades com essa falta de documentação. Por exemplo, a gente não podia fazer financiamento, conseguir linhas de crédito para melhorar a produtividade”, relatou.
Durante a solenidade de entrega de títulos, o secretário Thales Fernandes acrescentou ainda que a política pública corrobora para permanência das famílias no campo. “Isso realmente muda vidas. A segurança que a gente tem, de poder deixar um legado, saber que poderemos deixar a terra para nossos herdeiros, o patrimônio que vai ficar como resultado do nosso trabalho. Façam bom uso disso”, completou.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…
O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…
O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…
Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…
Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…