Agricultura

Governo de Minas publica edital de participação dos municípios nos processos de regularização fundiária

Diego Vargas / Seapa

Conquistar a escritura definitiva da terra é o sonho de muitos produtores rurais, numa espera que atravessa gerações. A oportunidade de receber o título de propriedade se amplia para mais agricultores familiares com o novo edital publicado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para seleção de novos municípios que vão integrar o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural.

O prazo para a inscrição dos municípios vai até o dia 10/3. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do Ofício de Manifestação de Interesse do Município. O documento e todos os procedimentos estão detalhados no edital, que já está disponível no site da Seapa, neste link.

Essa etapa é fundamental, uma vez que o processo para a emissão do documento definitivo do imóvel é realizado somente junto aos produtores dos municípios previamente selecionados.

Segundo o Superintendente de Regularização Fundiária da Seapa, Pedro Garcia, a seleção dos municípios, por meio do chamamento público, é uma forma transparente e democrática de apresentar à sociedade a política desenvolvida pelo Estado e as regras para a participação de todos os interessados.

“A regularização fundiária é uma ação demandada pela maioria dos municípios mineiros. Considerando a limitação financeira e de recursos humanos para o atendimento imediato de todos os interessados, utilizando esta metodologia, o Governo de Minas dá transparência ao processo e a oportunidade para todos serem contemplados”, afirma.

Critérios

Uma Comissão da Secretaria de Agricultura avalia os municípios selecionados, seguindo alguns critérios como a posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é um indicador socioeconômico que mostra o grau de desenvolvimento da cidade. Também são avaliados o percentual da população rural em relação à urbana, segundo o Censo do IBGE 2022, se o município está inserido na área do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), entre outros critérios. O resultado dos municípios selecionados é publicado no site da Secretaria de Agricultura.

O início dos trabalhos de cadastramento dos produtores, a realização de audiências públicas e georreferenciamento das propriedades têm previsão de se iniciarem ainda neste ano. Já a entrega dos títulos de propriedade rural dos municípios selecionados, nesta nova etapa, está prevista para começar a partir de 2026.

Balanço

A entrega de títulos é uma grande demanda no campo, onde as famílias estão há décadas esperando a escritura da propriedade. De 2019 a 2024, o Governo de Minas entregou 8.931 títulos de propriedade rural em 105 municípios. Para 2025, a meta é entregar 3,5 mil títulos de propriedade rural.

Além da segurança jurídica do imóvel, o título de propriedade viabiliza ao produtor, especialmente o agricultor familiar, o acesso ao crédito rural, com a possibilidade de investimento na propriedade e melhoria da produtividade.

Com o documento em mãos, tem acesso às diversas políticas públicas como o crédito rural, abrindo caminhos para investimentos na propriedade e nas atividades produtivas, com geração de emprego e melhoria da renda familiar.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

DF é pioneiro na triagem neonatal com teste do pezinho ampliado

Referência nacional na triagem neonatal, o Distrito Federal (DF) é a única unidade da Federação…

20 horas ago

Minas Gerais é destaque por agilidade no envio de dados que auxiliam na redução de acidentes de trânsito

O Governo de Minas é destaque nacional no abastecimento de dados no Registro Nacional de…

21 horas ago

Governo de Minas anuncia R$ 400 milhões no Edital Municípios 2025, com crédito para prevenção contra seca e inundações

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quinta-feira (20/2), um aporte de R$ 400 milhões do…

21 horas ago

Governo de Minas reabre programa de regularização de débitos do ICMS

Empresas com dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que perderam o…

21 horas ago

Curso Sistemas de Avaliações Educacionais para servidores da educação está com inscrições abertas

Expandindo o preparo e a formação dos servidores da educação no estado, a Secretaria de…

22 horas ago

Dia Mundial da Justiça Social: GDF reforça compromisso com inclusão social e cidadania

No Dia Mundial da Justiça Social, celebrado nesta quinta-feira (20), o Governo do Distrito Federal…

1 dia ago