Foto: Patos em Destaque
Pelo quarto ano consecutivo, um grupo de prefeitos, secretários municipais e lideranças das regiões Noroeste e Alto Paranaíba de Minas Gerais participou de uma missão técnica ao Paraná com foco em Smart Cities. Organizada pelo Sebrae Minas, a visita ocorreu entre os dias 24 e 28 de março, passando pelas cidades de Foz do Iguaçu, Maringá e Curitiba. Durante a viagem, a comitiva esteve presente no Smart City Expo, o maior e mais importante evento das Américas sobre o tema.
A missão teve como objetivo estimular as lideranças a conhecerem experiências bem-sucedidas e estratégias para a estruturação de cidades mais inteligentes. O foco esteve nas políticas públicas voltadas para sustentabilidade, empreendedorismo, desenvolvimento econômico territorial e inovação.
Participaram da iniciativa prefeitos e representantes de 16 municípios: Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Chapada Gaúcha, Coromandel, Dom Bosco, Iraí de Minas, João Pinheiro, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias e Vazante. De acordo com o gerente do Sebrae Minas Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves, a missão busca envolver os gestores públicos na melhoria dos ambientes de negócios e na promoção do desenvolvimento sustentável. “Por meio de ações como os programas Territórios Mais Atrativos e Cidade Empreendedora, apoiamos os municípios na construção de um futuro mais próspero”, destacou.
Atividades Realizadas A visita técnica teve início na exoHUB Cita, o Centro de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, onde foi discutida a importância das parcerias institucionais para o fortalecimento do empreendedorismo. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Em Curitiba, a comitiva compareceu à Smart City Expo Curitiba 2025, onde assistiu a palestras e painéis sobre planejamento urbano, mobilidade sustentável, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. Realizada entre os dias 25 e 27 de março, a exposição reuniu mais de 120 expositores apresentando soluções inteligentes para o desenvolvimento urbano sustentável.
No dia 28, o grupo visitou Maringá, onde foi recebido pelo prefeito Silvio Barros no Parque do Japão. Durante o encontro, foi apresentado um modelo de gestão pública inovador, destacando a importância da parceria entre o setor público e a iniciativa privada. A agenda incluiu visitas à aceleradora EVOA e à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), onde os participantes conheceram boas práticas do CODEM, do Observatório Social e do Convention & Visitors Bureau.
Prêmio Cidade Inteligente Durante a programação do Smart City Expo 2025, foram anunciados os vencedores da 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, premiação que reconhece iniciativas que tornam os espaços urbanos mais sustentáveis e inovadores. Na categoria Cidade Inteligente, o município de São Gonçalo do Abaeté, localizado no Noroeste de Minas Gerais, conquistou o prêmio.
Com aproximadamente oito mil habitantes, São Gonçalo do Abaeté foi reconhecido pelo projeto ‘São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal’. A iniciativa é pioneira no Brasil ao aplicar a Felicidade Interna Bruta (FIB) na gestão municipal, associando o desenvolvimento da cidade ao bem-estar da população.
Gestores, educadores e especialistas se reuniram na edição comemorativa do Café com Prosa, evento promovido…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de…
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério dos Direitos Humanos e da…
Minas Gerais já pode contar com uma ferramenta capaz de reunir e permitir o compartilhamento…
Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram vínculo com o Estado e,…