Cidadania

Município de Paracatu assume compromisso com o MPMG para implantar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Município de Paracatu, no Noroeste do estado, assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a adoção de uma série de medidas para a implantação de serviço institucional de acolhimento que garanta, provisoriamente, os direitos da criança e do adolescente. As obrigações assumidas pelo ente municipal estabelecem que o serviço deve ser garantido até o retorno do acolhido à família de origem ou sua colocação em família substituta.

O acordo foi celebrado após o MPMG apurar a inexistência de política de acolhimento institucional em Paracatu, o que impedia a aplicação das medidas de proteção previstas em lei.

O documento prevê que, após encaminhamento e aprovação de projeto de lei que trate do tema, o Município terá o prazo de 12 meses para implantar o serviço, com toda a estrutura necessária, na modalidade casa-lar, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.

Nesse período, toda criança e adolescente que necessitar do serviço deverá ser acolhido, de preferência, em imóvel urbano, com o devido acompanhamento e acolhimento pelo Poder Público.

O TAC determina o pagamento de multa caso o Município de Paracatu descumpra alguma obrigação assumida.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

SAMia: GDF lança aplicativo gratuito de inteligência artificial que fortalece cuidado em saúde mental

Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o Distrito Federal passa a…

19 horas ago

Álbum “Vander Lee, Voz e Violão – Vol. 1” chega às plataformas digitais

Reunindo 11 faixas inéditas extraídas de seu vasto acervo pessoal, o álbum Vander Lee, Voz…

3 dias ago

Dezembro Vermelho reforça prevenção e diagnóstico das ISTs em Minas Gerais

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas…

6 dias ago

Justiça recebe denúncia do MPMG contra prefeito de Riachinho e outras pessoas acusadas de fraude em contratações de empresas de transporte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou argumentos e alegações das defesas e…

6 dias ago

MPMG lança guia para ajudar famílias a garantir que escolas cumpram a lei de prevenção à violência contra mulheres e meninas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às…

7 dias ago

Vacinação em dia: GDF envia mensagens para reforçar imunização de crianças e adolescentes

Para ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal,…

7 dias ago