Cidadania

Novo Manual Sigcon promete facilitar realização de parcerias e convênios com Governo de Minas

Com o objetivo de facilitar a vida dos usuários – prefeituras, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entre outras instituições -, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), lançou uma nova versão do Manual do Sigcon-MG Saída, em auxílio à gestão de convênios e parcerias com o poder público. O sistema tem como finalidade propiciar o gerenciamento de instrumentos como convênios e parcerias, que envolvem obrigações e a saída de recursos do orçamento estadual.

Nos últimos anos, o Sigcon-MG – Módulo Saída e algumas normativas aplicáveis à gestão dos instrumentos passaram por diversas atualizações, e o novo documento buscou refletir as mudanças e melhorias implementadas. A reformulação atual, entretanto, é bem diferente das atualizações anteriores, pois abrange uma revisão completa e ampla do conteúdo e da estrutura do manual.

Dentre as principais mudanças estão o acesso por um link único a todos os módulos do Sigcon-MG- Módulo Saída, inclusive ao módulo de emendas; a inclusão de um novo manual do Módulo de Execução; e a atualização dos tutoriais e referências normativas.

A nova versão, aprimorada, prioriza também um formato mais didático. Ao longo do texto, há símbolos para detalhar e chamar a atenção para pontos importantes na utilização do sistema, como dicas e boas práticas, pontos que podem gerar dúvidas e problemas que podem levar a erros durante a navegação.

O manual melhora ainda a relação do Estado com seus parceiros ao proporcionar maior clareza, transparência e eficiência aos processos do sistema.

O Novo Manual do Sigcon-MG- Módulo Saída está disponível em www.governo.mg.gov.br ou clicando aqui.

Otimização contínua

No último mês, a Segov já havia anunciado a criação do Módulo de Execução e Monitoramento. A funcionalidade tem como objetivo sistematizar e padronizar o registro das informações sobre a execução dos projetos, incluindo a entrega de relatórios e o detalhamento das atividades realizadas; melhoria nos mecanismos de acompanhamento e fiscalização; implementação de funcionalidades para melhor acompanhamento da execução dos projetos; e a integração dos dados em uma única plataforma.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas estreita parcerias na Educação com os municípios durante Café com Prosa 2025

Gestores, educadores e especialistas se reuniram na edição comemorativa do Café com Prosa, evento promovido…

23 horas ago

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de…

23 horas ago

Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o…

1 dia ago

MPMG e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania articulam parceria em políticas públicas para idosos e pessoas com deficiência

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério dos Direitos Humanos e da…

1 dia ago

Data Lake MG da Prodemge é regulamentado como repositório de dados oficial do Estado

Minas Gerais já pode contar com uma ferramenta capaz de reunir e permitir o compartilhamento…

1 dia ago

Instituto de Previdência recebe requerimentos de servidores aposentados pelo INSS que desejam ser beneficiários da assistência à saúde

Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram vínculo com o Estado e,…

1 dia ago