Comércio

Micro e pequenos empresários mineiros terão acesso a financiamentos com taxa reduzida pelo BDMG

BDMG / Divulgação

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) reduz, a partir deste mês de maio, as taxas de financiamento para micro e pequenas empresas mineiras. Os empresários do estado poderão acessar linhas a partir de 0,41% ao mês + Selic, além de 48 meses para pagar, sendo 12 deles de carência.

A medida, que objetiva apoiar os pequenos negócios mineiros a se planejar, ampliar estoque, contratar funcionários, quitar dívidas, entre outras iniciativas, representa a menor taxa do mercado para este público.

A oferta diferenciada consolida o BDMG como uma das principais instituições parceiras dos pequenos empreendedores, com crescimento de cerca de 40% nos financiamentos realizados ao segmento nos primeiros quatro meses de 2025 no comparativo com o mesmo período do ano passado.

“Essa redução de taxa é uma decisão estratégica de mercado e de alinhamento com a política do Governo do Estado de incentivar ações que possam gerar empregos e contribuir para maior competitividade das empresas mineiras. Os pequenos negócios têm papel relevante na economia de Minas Gerais”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

Além do acesso à taxa reduzida, os empresários ainda podem acessar o financiamento de forma 100% digital e com agilidade, por meio do site do BDMG. A condição está disponível para os negócios localizados em todos os 853 municípios de Minas Gerais.

Inspiração

O acesso ao crédito tem o potencial de transformar empresas, como no caso da Dona Empada, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Ampliar a cartela de produtos, comprar máquinas e modernizar a loja são algumas das iniciativas realizadas pela proprietária Maria Aparecida Saldanha Saliba após acessar o financiamento do BDMG.

A empresária acredita que as mudanças deverão ampliar em 35% o faturamento da empresa, que existe há quase 20 anos.

“Com o capital de giro, pude ampliar o estoque e ofertar um mix maior de sucos e salgados. As novas máquinas vão me permitir aumentar a produção. Com isso, vamos oferecer nossos produtos congelados para que as pessoas possam levar para a casa com a mesma qualidade da loja, o que vai aumentar o ticket médio dos clientes”, explica.

Com uma produção diária de quase 400 salgados, além pães, bolos e pães de queijo, Maria Aparecida conta que enfrentou dificuldades em função da pandemia de covid-19 e da perda do marido, que era seu sócio.

“Com uma filha ainda em idade escolar e muita coragem, segui adiante com o negócio. Não é fácil empreender e manter uma loja por quase 20 anos, e no mesmo local. O crédito veio para construirmos um novo capítulo da Dona Empada”, completa.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

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