Destaques Bonfinopolis

Governo de Minas expande Sistema Eletrônico de Informações para os municípios

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Seplag-MG), expandiu o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) para os municípios mineiros. A ferramenta, utilizada para tramitação digital de documentos, se consolidou como medida para redução de custos e otimização de processos no Estado.

O Sei!MG Municípios foi lançado nessa segunda-feira (3/6), durante o Workshop Inova 2024, evento promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e que teve a participação de mais de 300 prefeitos de Minas Gerais.

“Essa é uma oportunidade para que consigamos oferecer serviços melhores para os cidadãos mineiros, buscando inovação em parceria. Às vezes, as pessoas não sabem a diferença do que é serviço público estadual e o que é municipal, mas a preocupação é uma só: fazer com que as pessoas tenham serviços melhores e de qualidade em ambas as esferas”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Sei!MG Municípios

A expansão para municípios foi articulada a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que busca promover a adoção do processo administrativo eletrônico pelas unidades federativas e as prefeituras, por meio da cessão de uso não onerosa das soluções informatizadas de processo eletrônico disponibilizadas pelo governo federal.

Durante o evento, os municípios de Extrema, no Sul de Minas, e Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, assinaram uma manifestação de interesse de participação no projeto piloto do sistema. Na ocasião, o coordenador-Geral de negócios do Processo Eletrônico Nacional, Pedro Moreira, elencou os benefícios do Sei!MG na relação entre os Poderes e o cidadão.

“O Sei!MG é uma plataforma ampla e de fácil controle dos processos. O sistema permite que o cidadão esteja mais perto da administração pública. Ele pode pesquisar, pode consultar, pode participar ativamente do processo administrativo”, disse o coordenador.

O Sei!MG foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). No Governo de Minas, a implantação do sistema foi coordenada pela Seplag-MG, órgão responsável por sua gestão. Agora, ele será expandido para municípios e empresas públicas que manifestarem interesse na adoção.

Cidades do Futuro

O Sei!MG Municípios é também uma das frentes do “Cidades do Futuro”, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Seplag-MG, que potencializa a transformação digital no Estado por meio de processos eletrônicos e soluções que contribuem com a promoção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Inova 2024

O evento reúne autoridades, servidores públicos e empresas de soluções tecnológicas para incentivar a transformação digital de Minas Gerais e dos municípios. A iniciativa proporciona debates, apresentação de cases de sucesso e do que há de mais atual no mercado de tecnologia para promover um serviço público mais eficiente, acessível e orientado ao cidadão.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

9 horas ago

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiverem desconto de…

18 horas ago

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

Empoderar jovens de 14 a 25 anos por meio da educação digital. Este é o…

18 horas ago

Hemocentro de Brasília lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inicia nesta segunda-feira (25) a campanha da Semana Nacional…

18 horas ago

Ibaneis Rocha sanciona lei que cria Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quinta-feira (21), a Lei Nº 7.575, que institui a…

2 dias ago

Pensionistas do Ipsemg que fizeram aniversário em outubro só têm até o dia 29/11 para realizarem a prova de vida

Os 819 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg),…

3 dias ago