Destaques Brasil

PGM de Porto Alegre seleciona candidatos de todo o País para Residência Jurídica

A Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre recebe inscrições de candidatos de todo o país para seu programa de residência jurídica. Os selecionados que residam fora do Rio Grande do Sul poderão participar do programa de forma totalmente remota. Gratuitas, as inscrições ocorrem das 9h da próxima segunda-feira, 13, até 17h do dia 27 de maio e devem ser feitas pelo endereço eletrônica https://sistemas-pgm.portoalegre.rs.gov.br/pse-prj/inscricao.

De acordo com o edital (https://prefeitura.poa.br/smap/processos-seletivos-em-andamento), podem se candidatar egressos dos cursos de Direito ou Ciências Jurídicas Sociais que tenham concluído a graduação há, no máximo, cinco anos. O aluno-residente deve cumprir carga horária semanal de 30 horas, sendo 27 horas de atuação prática e três horas de atividades acadêmicas. É oferecida bolsa-auxílio no valor de R$2,5 mil.

O processo seletivo simplificado para formação de cadastro reserva ocorrerá de forma virtual, com provas objetivas que avaliarão o conhecimento dos candidatos em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Processual Civil. Serão reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para pessoas negras. O prazo do programa é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Ao final, o aluno-residente recebe certificado de conclusão.

Criado pela Lei nº 12.661/ 2020, o Programa de Residência Jurídica (PRJ) da PGM/Poa é coordenado pelo Centro de Estudos de Direito Municipal (Cedim), que faz o acompanhamento e a avaliação do trabalho dos residentes, juntamente com os preceptores designados.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Inscrições abertas para o curso Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistência

Estão abertas, até o dia 21/4, as inscrições para o curso de capacitação Territorialidades Quilombolas:…

35 minutos ago

Troca da Bandeira fará parte das festividades do aniversário de Brasília

No próximo domingo (20), haverá a tradicional solenidade da Troca da Bandeira, a partir das…

1 hora ago

Minas Gerais registra aumento de 25% na localização de pessoas desaparecidas em 2025

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por um aumento significativo no número de pessoas…

1 hora ago

DF inaugura primeiro Centro de Apoio Biopsicossocial para servidores das forças de segurança do país

O cuidado com o bem-estar físico e mental dos servidores das forças de segurança do…

19 horas ago

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino…

22 horas ago

Em ano de agendas climáticas no Brasil, Corpo de Bombeiros Militar se antecipa na prevenção de grandes incêndios

Em meio ao cenário de seca extrema e altas temperaturas que marcaram 2024, o Corpo…

23 horas ago