Destaques DF

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

No dia em que a Lei nº 7.403/2024, conhecida como Lei do Cicloturismo do Distrito Federal, completa dois anos, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) lança oficialmente a Rota do Cicloturismo e o miniguia Para Andar de Bike em Brasília. A iniciativa amplia as opções de lazer e turismo sustentável para moradores e visitantes da capital, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte e como ferramenta de vivência turística.

Elaborado em parceria com a Camelo Bike Tour, o miniguia apresenta roteiros que percorrem alguns dos principais atrativos turísticos de Brasília, com trajetos variados que atendem desde ciclistas iniciantes até os mais experientes. A Rota do Cicloturismo reúne percursos que passam por pontos emblemáticos da cidade, como o Eixo Monumental, Memorial JK, Praça dos Cristais, Rota do Eixão, Parque da Cidade, Ermida Dom Bosco, Jardim Botânico, Parque Nacional da Água Mineral, Floresta Nacional, Parque Vivencial do Lago Norte, Parque Ecológico das Copaíbas e o Parque Ecológico Península do Lago Sul.

O Eixão do Lazer é um dos pontos preferidos dos ciclistas brasilienses | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O material traz ainda sugestões de trajetos com distâncias menores e maiores, incluindo vias asfaltadas, ciclovias e ciclofaixas. Entre os destaques estão o Pedal Monumental, o Circuito Parque Modernista e o Pedal Memorial Nacional. O Pedal Monumental percorre locais como o Memorial JK, Estádio Mané Garrincha, Torre de TV, Catedral Metropolitana, Museu Nacional, Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.

Já o Circuito Parque Modernista passa pela Torre de TV, Parque da Cidade, Espaço Renato Russo, Superquadra Modelo 308 Sul, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e Santuário Dom Bosco. O Pedal Memorial Nacional inclui o Planetário de Brasília, Palácio do Buriti, Praça dos Cristais, Catedral Rainha da Paz, Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Ponte JK e a Rodoviária do Plano Piloto.

O miniguia apresenta ainda duas rotas turísticas especiais. A Rota Pedalando com Athos propõe um percurso inovador, criativo e sustentável pelas obras do artista Athos Bulcão. Já o Tour Eduardo e Mônica homenageia o rock nacional e a banda Legião Urbana, com um trajeto que pode ser acompanhado por uma playlist especial elaborada pela Setur-DF, com músicas consagradas do grupo.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 727 quilômetros de ciclovias, além de 90 quilômetros em obras, sob responsabilidade do DER-DF e da Secretaria de Obras (SODF). O Governo do Distrito Federal também mantém parceria com as empresas TemBici e JET, que oferecem serviços de locação de bicicletas por meio de aplicativos. Ao todo, são 530 bicicletas distribuídas em 70 estações, operadas por permissão do GDF, sendo as empresas responsáveis pela infraestrutura e pela operação dos sistemas de bicicletas e patinetes.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 727 quilômetros de ciclovias, além de 90 quilômetros em obras, sob responsabilidade do DER e da Secretaria de Obras

Sobre a lei

Sancionada em 16 de janeiro de 2024 pelo governador Ibaneis Rocha, a Lei do Cicloturismo do DF tem como principais objetivos incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, promover a sustentabilidade, estimular a prática de atividades físicas e contribuir para a saúde, o bem-estar, o lazer e a mobilidade da população.

A legislação define o cicloturismo como a atividade turística que utiliza a bicicleta como meio de transporte e estabelece diretrizes para a criação de circuitos e rotas, considerando aspectos ambientais, históricos, culturais e sociais, além de priorizar vias com menor fluxo de veículos motorizados e a participação popular.

Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a nova rota representa um avanço importante para o turismo local. “A Rota do Cicloturismo valoriza Brasília de uma forma sustentável, democrática e acessível. É uma iniciativa que integra lazer, mobilidade, saúde e turismo, ao mesmo tempo em que incentiva moradores e visitantes a conhecerem a cidade por um novo olhar, respeitando o meio ambiente e fortalecendo a vocação turística do Distrito Federal”, destacou.

O miniguia Para Andar de Bike em Brasília já está disponível no site da Secretaria de Turismo e passa a integrar as rotas turísticas oficiais do DF, reforçando o compromisso do governo com o turismo sustentável e a qualidade de vida.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Plataforma agiliza apoio federal às cidades e estados em situações de emergência

Quando um desastre natural atinge uma cidade, cada minuto conta para salvar vidas e reconstruir…

1 hora ago

Concurso da Saúde MG 2026 abre 380 vagas em todo o estado

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Planejamento…

2 horas ago

Governo de Minas alerta para semana de instabilidade e volumes elevados de chuva em todo o estado até 24/1

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), alerta a…

3 horas ago

Desconto Social amplia acesso à energia e já está em vigor nas contas de luz da Cemig

Já está em vigor, nas contas de luz emitidas a partir do faturamento de janeiro…

2 dias ago

Secretaria de Estado de Fazenda lança Certidão de Débitos Tributários digital com emissão mais rápida e simples

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) lança uma nova versão da…

2 dias ago

Sistema de meteorologia do Igam fortalece prevenção a eventos climáticos extremos em Minas Gerais

Coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Sistema de Meteorologia e Recursos…

2 dias ago