Destaques DF

GDF vai reforçar segurança nas unidades da rede pública de saúde

A rede pública de saúde do Distrito Federal contará com reforço na segurança dos profissionais e usuários. O governador sancionou, nesta quinta-feira (4), a Lei nº 7.743, de autoria do deputado Jorge Vianna. A legislação estabelece que serviços especializados de vigilância nas unidades de saúde sejam responsáveis pela proteção da integridade física e moral dos servidores, usuários e do patrimônio.

A nova legislação determina que hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), postos de saúde e demais estabelecimentos da rede pública passem a contar com agentes de segurança capacitados para atuar na prevenção de agressões físicas e verbais.

A Secretaria de Saúde tem 90 dias para iniciar o planejamento das medidas previstas | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Essa é mais uma medida para reforçar a segurança dentro das unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF). Atualmente, está em elaboração um plano de segurança hospitalar, levando em conta experiências anteriores, a realidade das unidades, o uso de ferramentas tecnológicas e a articulação com órgãos do sistema de segurança.

A contratação dos serviços poderá ocorrer por meio da incorporação aos contratos vigentes ou por novas licitações, respeitando os critérios legais. Os contratos deverão incluir cláusulas específicas sobre a conduta dos vigilantes e a proteção dos profissionais da saúde como finalidade primordial.

A lei entra em vigor em 90 dias, período em que a Secretaria de Saúde iniciará o planejamento para implementação das medidas previstas.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira assinada em 2024…

17 horas ago

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta sexta-feira (13) se vigilantes tem direito à…

1 dia ago

Programa de doação de kits feira está com edital aberto para a seleção de novos municípios

Os municípios interessados em participar do Programa de Doação de Kits Feira Livre têm até…

3 dias ago

Minas Gerais adota novo modelo de exames de direção a partir desta sexta-feira (13/2)

Minas Gerais adota, a partir desta sexta-feira (13/2), um novo modelo de exame prático para…

4 dias ago

Central de Bloqueio de Celulares reforça a segurança dos mineiros durante o Carnaval com operação 24 horas por dia

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) disponibiliza um…

4 dias ago

Carnaval: Saúde reforça valor da doação de sangue para manter estoque

Com a proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde reforçou a importância da doação voluntária…

4 dias ago