Destaques DF

PCDF atua nos abrigos do RS para emissão de identidade

Foto: Divulgação/PCDF

Quatro papiloscopistas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) embarcaram em uma missão de apoio humanitário e pericial nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A equipe, que se deslocou em viatura policial no dia 21 de maio, e chegou a Porto Alegre no dia 22, tem atuado nos abrigos. Eles fazem uma abordagem social da necessidade da confecção, nesse primeiro momento, da 2ª via da carteira de identidade. Com o retorno dos sistemas locais, a equipe também atuará na emissão de 1ª via.

A missão é, inicialmente, voltada para a identificação civil da população abrigada. Os papiloscopistas da PCDF se juntaram a papiloscopistas e peritos criminais do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) e realizaram abordagens sociais para a emissão da 2ª via de carteiras de identidade em três abrigos na região de Viamão.

Todas as ações da campanha Brasília pelo Sul, lançada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, são coordenadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, liderada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. Por meio da iniciativa, serão enviados aos municípios afetados pelas enchentes mantas, roupas, alimentos, água, utensílios, itens de higiene e outros objetos.

A equipe de papiloscopistas da PCDF também acompanhou os trabalhos de necropapiloscopia, em conjunto com a Força Nacional, ajudando na identificação das vítimas das enchentes. A missão dos papiloscopistas da PCDF no Rio Grande do Sul demonstra o compromisso da corporação em oferecer suporte técnico e humanitário em momentos de crise.

 

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

11 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

11 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

16 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

16 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

17 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago