Destaques DF

População do DF terá consultas e exames em formato itinerante gratuitos

A Secretaria de Saúde (SES-DF) firmou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras) para a implementação de um projeto de democratização do acesso aos serviços de saúde no Distrito Federal. De acordo com o Termo de Fomento, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (25), o projeto irá oferecer atendimentos essenciais em um formato itinerante e sem custos à população.

O documento prevê exames e consultas médicas em diversas áreas, tais como clínica geral, oftalmologia, ginecologia, mastologia, endocrinologia, cardiologia, nefrologia e urologia. A iniciativa conta ainda com uma frente de capacitações.

O projeto prevê atendimento em áreas como clínica geral, oftalmologia, ginecologia, mastologia, endocrinologia, cardiologia, nefrologia e urologia | Foto: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde

Os atendimentos itinerantes de saúde também incluem a atualização do cadastro no e-SUS (Sistema Único de Saúde) e a orientação sobre procedimentos e cuidados relativos ao bem-estar da mulher, do homem, da criança e do adolescente, inclusive com disponibilização de material didático.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 14 milhões na iniciativa. O termo foi assinado pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e por representantes do Ibras, nesta semana (21), e é válido por 12 meses.

Assistência para quem precisa

Há cerca de um mês, o Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu o programa Expedição Cuidar: Serviços Itinerantes de Assistência, Prevenção e Promoção à Saúde. O objetivo é levar assistência à população mais vulnerável e com baixo acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), garantindo diagnóstico, controle, tratamento e prevenção de doenças.

Pelo programa, serão oferecidos atendimentos médicos, exames laboratoriais e clínicos, medicamentos da farmácia básica e alguns procedimentos laboratoriais. No formato proposto, as equipes de saúde vão até as pessoas, beneficiando comunidades com alta vulnerabilidade e residentes em áreas rurais.

A Expedição Cuidar irá funcionar integrada às equipes de Saúde da Família, dos Consultórios na Rua, de Saúde Bucal, de Práticas Integrativas e de e-Multi. Dessa maneira, será possível aumentar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde – porta de entrada da população ao SUS.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Inscrições no Mais Saúde com Agente são prorrogadas até segunda-feira

O Ministério da Saúde prorrogou até a próxima segunda-feira (1º) as inscrições para o Programa…

2 dias ago

Secretaria de Saúde alerta para os riscos do diabetes

O diabetes Mellitus é uma condição crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de…

2 dias ago

Polícia Civil lança cartilha e leva informação de prevenção e combate às drogas

Na Semana Estadual de Prevenção às Drogas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba…

2 dias ago

Secretaria de Saúde de Minas promove oficina de capacitação sobre a vacinação

A capacitação e o estabelecimento de estratégias direcionadas são primordiais para que os profissionais de…

2 dias ago

Alunos terão mais tempo para concluir curso após nascimento de filho

Mães e pais com filhos recém-nascidos ou adotados poderão ter mais tempo para concluir cursos…

3 dias ago

Aberto período de credenciamento de Instituições de Ensino Superior para o programa Trilhas de Futuro Educadores

Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em oferecer cursos por meio do Projeto Trilhas de…

3 dias ago