Destaques DF

SAMia: GDF lança aplicativo gratuito de inteligência artificial que fortalece cuidado em saúde mental

Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o Distrito Federal passa a contar, agora, com a SAMia — uma plataforma digital gratuita, lançada neste mês pela Secretaria de Saúde (SES-DF). A ferramenta utiliza inteligência artificial (IA) para orientar e direcionar a população aos serviços de saúde mental da rede pública.

“No DF, observamos um aumento na demanda por serviços de saúde mental. Nesse sentido, otimizar a assistência é essencial. Nosso objetivo é oferecer um instrumento para direcionar cada indivíduo ao local correto e assegurar o atendimento mais adequado”, explica a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer.

A ferramenta, porém, não substitui consultas médicas, acompanhamento psicológico ou avaliação psicossocial individualizada, nem realiza diagnósticos, prescrição de medicamentos ou tratamento terapêutico. O intuito é ampliar o acesso à Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A ferramenta utiliza inteligência artificial (IA) para orientar e direcionar a população aos serviços de saúde mental da rede pública

Conhecendo a SAMia

O aplicativo está disponível para celular, de forma simples e segura, por meio do site da SES-DF. O uso é anônimo e não exige cadastro. É preciso informar, apenas, a idade e a região de moradia, o que contribui para indicar os serviços mais próximos, com garantia de privacidade e proteção dos dados. A plataforma pode ser utilizada tanto para atendimento próprio quanto para orientar terceiros.

Ao acessar a SAMia, são apresentados questionários baseados em escalas públicas e validadas de saúde mental. Com base nas respostas, a IA realiza a triagem, avalia o nível de risco e indica o serviço mais adequado, como unidades básicas de saúde (UBSs), centros de atenção psicossocial (Caps), ambulatórios especializados e unidades de pronto atendimento (UPAs). Em situações de urgência, são disponibilizados contatos de emergência de forma imediata.

Entre as funcionalidades oferecidas estão triagem automatizada para ansiedade e depressão, classificação de risco em níveis leve, moderado ou grave, encaminhamento conforme a região do usuário e conteúdos de apoio. Também estão disponíveis exercícios de respiração, meditação e visualização, além de vídeos motivacionais, materiais educativos e links para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Mulheres em situação de violência doméstica encontram orientações sobre direitos, canais de denúncia e locais de atendimento.

Além do atendimento à população, o aplicativo gera indicadores estratégicos para a SES-DF, auxiliando em uma gestão focada em dados e planejamento de serviços

Especialista em saúde farmacêutica da Subsecretaria de Saúde Mental (Susam), Keyla Almeida explica que o uso responsável da IA é fundamental nesse tipo de cuidado. “A plataforma foi treinada para responder a perguntas relacionadas à saúde mental, o que é de extrema importância. Temos observado o aumento do uso de inteligência artificial sem o devido preparo, o que pode resultar em indicações perigosas”, alerta.

Além do atendimento à população, o aplicativo gera indicadores estratégicos para a SES-DF, auxiliando em uma gestão focada em dados e planejamento de serviços.

Plataforma segura

A SAMia foi desenvolvida por meio de parceria entre a SES-DF, no âmbito da Susam, e o Instituto Aplicado de Seleção e Pesquisa (Iasp). Toda a plataforma está alinhada à Lei Distrital nº 37.844/2016, que defende a assistência integral e humanizada e o fortalecimento da Raps, bem como à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando um uso seguro e sem registro de informações pessoais dos usuários.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Álbum “Vander Lee, Voz e Violão – Vol. 1” chega às plataformas digitais

Reunindo 11 faixas inéditas extraídas de seu vasto acervo pessoal, o álbum Vander Lee, Voz…

2 dias ago

Dezembro Vermelho reforça prevenção e diagnóstico das ISTs em Minas Gerais

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas…

5 dias ago

Justiça recebe denúncia do MPMG contra prefeito de Riachinho e outras pessoas acusadas de fraude em contratações de empresas de transporte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou argumentos e alegações das defesas e…

5 dias ago

MPMG lança guia para ajudar famílias a garantir que escolas cumpram a lei de prevenção à violência contra mulheres e meninas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às…

6 dias ago

Vacinação em dia: GDF envia mensagens para reforçar imunização de crianças e adolescentes

Para ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal,…

6 dias ago

Procon-MPMG divulga cartilha de orientação contra golpes com inteligência artificial

O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lançou a cartilha “Golpes Digitais…

6 dias ago