Destaques DF

Vacina da dengue pode ser aplicada junto a outros imunizantes, incluindo para covid-19 e gripe

A Secretaria de Saúde (SES-DF) informa que, a partir de agora, a vacina contra a dengue (Qdenga) pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do calendário nacional, como as vacinas contra covid-19, gripe (influenza) e febre amarela. A mudança segue a nova diretriz do Ministério da Saúde, baseada em estudos que comprovam a segurança e a eficácia da coadministração.

Anteriormente, recomendava-se um intervalo de 24 horas entre a Qdenga e outras vacinas. No entanto, pesquisas indicaram que essa separação não é necessária, pois não há impacto negativo na resposta imunológica nem aumento significativo de efeitos adversos quando os imunizantes são aplicados no mesmo dia.

Secretaria de Saúde reforça a importância de atualizar a caderneta de vacinação nas UBSs | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“A vacinação sempre foi muito segura, e essa atualização traz mais praticidade para os cidadãos, permitindo que protejam sua saúde contra várias doenças de uma só vez. Com a possibilidade de tomar mais de uma vacina no mesmo dia, esperamos aumentar a cobertura vacinal, especialmente em relação à dengue”, explica a gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Pereira.

A vacina da dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde devido ao maior risco de hospitalizações e complicações causadas pelo vírus. No DF, há um estoque de 20 mil doses disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Proteção ampliada

Com a flexibilização das regras, a Secretaria de Saúde reforça a importância de aproveitar a ida aos postos de vacinação para atualizar a caderneta de imunização. Além da Qdenga, estão disponíveis vacinas essenciais, como as contra gripe, covid-19, hepatite B, tríplice viral e febre amarela.

Para a especialista da SES-DF, a medida facilita a adesão da população às campanhas de imunização. “Essa integração das vacinas representa um avanço na estratégia de proteção coletiva. Quanto mais pessoas imunizadas, menor a circulação dos vírus e menor a sobrecarga dos serviços de saúde”, ressalta Tereza Pereira.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e evitar complicações graves. Para se vacinar, basta procurar a UBS mais próxima, levando um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.

Clique para mais informações sobre locais de vacinação e o calendário atualizado.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

9 horas ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde a partir de hoje

A partir desta sexta-feira (1º), pacientes da rede pública podem ser atendidos de forma gratuita…

9 horas ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

9 horas ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

9 horas ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

9 horas ago

Polícia MIlitar adota novo aplicativo para agilizar atendimento às mulheres vítimas de violência

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou, nesta sexta-feira (1/8), uma nova ferramenta digital…

9 horas ago