Destaques MG

Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2025

Estão abertas as inscrições para o 31º Prêmio Jovem Cientista (PJC), uma das mais relevantes iniciativas de incentivo à pesquisa no país. Com o tema “Resposta à Mudança Climática: Ciência, Tecnologia e Inovação como aliadas”, a edição de 2025 convida estudantes e jovens pesquisadores a proporem soluções criativas e eficazes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Editora Globo e o Canal Futura, o prêmio contempla cinco categorias: Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Mestre e Doutor, Mérito Institucional e Mérito Científico. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/7, por meio do site jovemcientista.cnpq.br.

Podem participar estudantes do ensino médio regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, com até 25 anos de idade em 31/12/2025. Para a categoria de ensino superior, são elegíveis estudantes que estejam cursando a graduação ou que tenham se formado a partir de 1/1/2024, com idade inferior a 30 anos na mesma data. Já a categoria destinada a mestres e doutores aceita participantes com até 39 anos de idade, incluindo estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado), mestres e doutores.

Além das categorias individuais, o prêmio também reconhece o Mérito Institucional, voltado às instituições de ensino médio e superior que apresentarem o maior número de trabalhos com mérito científico, e o Mérito Científico, que homenageia pesquisadores com trajetória de destaque na área relacionada ao tema da edição.

Premiação e linhas de pesquisa

Os participantes concorrem a laptops, bolsas de pesquisa do CNPq e prêmios em dinheiro que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil, além do reconhecimento nacional.

As propostas podem se enquadrar em diversas linhas de pesquisa, como resiliência e adaptação às mudanças climáticas, cidades inteligentes e sustentáveis, segurança hídrica e alimentar, tecnologias emergentes para mitigação climática, bioeconomia, educação ambiental e digital, entre outros.

Para os estudantes do ensino médio, há linhas específicas como soluções sustentáveis na escola e na comunidade, uso de tecnologias digitais no monitoramento ambiental, educação para prevenção de desastres, impactos das mudanças climáticas na saúde e agricultura sustentável.

Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista já reconheceu mais de 190 pesquisadores e 21 instituições de ensino, reforçando a importância da ciência e da juventude brasileira na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás,…

19 horas ago

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

2 dias ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por…

2 dias ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

2 dias ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

2 dias ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

2 dias ago