Destaques MG

Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2025

Estão abertas as inscrições para o 31º Prêmio Jovem Cientista (PJC), uma das mais relevantes iniciativas de incentivo à pesquisa no país. Com o tema “Resposta à Mudança Climática: Ciência, Tecnologia e Inovação como aliadas”, a edição de 2025 convida estudantes e jovens pesquisadores a proporem soluções criativas e eficazes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Editora Globo e o Canal Futura, o prêmio contempla cinco categorias: Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Mestre e Doutor, Mérito Institucional e Mérito Científico. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/7, por meio do site jovemcientista.cnpq.br.

Podem participar estudantes do ensino médio regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, com até 25 anos de idade em 31/12/2025. Para a categoria de ensino superior, são elegíveis estudantes que estejam cursando a graduação ou que tenham se formado a partir de 1/1/2024, com idade inferior a 30 anos na mesma data. Já a categoria destinada a mestres e doutores aceita participantes com até 39 anos de idade, incluindo estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado), mestres e doutores.

Além das categorias individuais, o prêmio também reconhece o Mérito Institucional, voltado às instituições de ensino médio e superior que apresentarem o maior número de trabalhos com mérito científico, e o Mérito Científico, que homenageia pesquisadores com trajetória de destaque na área relacionada ao tema da edição.

Premiação e linhas de pesquisa

Os participantes concorrem a laptops, bolsas de pesquisa do CNPq e prêmios em dinheiro que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil, além do reconhecimento nacional.

As propostas podem se enquadrar em diversas linhas de pesquisa, como resiliência e adaptação às mudanças climáticas, cidades inteligentes e sustentáveis, segurança hídrica e alimentar, tecnologias emergentes para mitigação climática, bioeconomia, educação ambiental e digital, entre outros.

Para os estudantes do ensino médio, há linhas específicas como soluções sustentáveis na escola e na comunidade, uso de tecnologias digitais no monitoramento ambiental, educação para prevenção de desastres, impactos das mudanças climáticas na saúde e agricultura sustentável.

Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista já reconheceu mais de 190 pesquisadores e 21 instituições de ensino, reforçando a importância da ciência e da juventude brasileira na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Inscrições para o curso Mulher Segura são prorrogadas até 30 de setembro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) prorrogou até o dia 30 de…

1 dia ago

Presentes em cinco UPAs, teleconsultas ampliam acesso e agilizam atendimento a pacientes

A saúde pública do Distrito Federal deu mais um passo rumo à inovação. Desde segunda-feira…

1 dia ago

Cemig orienta clientes sobre substituição de medidores de energia

Você sabia que pode confirmar, de forma rápida e simples, se a Cemig realmente agendou…

3 dias ago

Governo de Minas abre 50 mil vagas em cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu, nesta…

1 semana ago

Estudo pioneiro define prioridades para a Educação Ambiental em Minas Gerais

A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais…

1 semana ago

DER-MG interdita ponte para reparos na rodovia MG-188, na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir da próxima…

1 semana ago