Prodemge / Divulgação
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), concluiu a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) em mais três municípios: Nova Lima, Pompéu e Unaí. Com essas adesões, já são sete cidades inseridas no Sei!MG Municípios, que promove a tramitação digital de processos e documentos como ofícios, memorandos, atas e comunicados.
Presente em todos os órgãos do Executivo estadual, o Sei!MG substituiu o papel, gerando economia, aumentando a segurança das informações e agilizando fluxos de trabalho. O sistema também contribui para a sustentabilidade, ao reduzir impressões e deslocamentos.
A expansão para prefeituras começou em junho de 2024, com o projeto Sei!MG Municípios, realizado em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com apoio do Programa Nacional de Processo Eletrônico, do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
“O Sei!MG Municípios garante mais eficiência, segurança e transparência para as administrações municipais. Com o apoio da Seplag-MG e da Prodemge, as prefeituras passam a contar com uma ferramenta já consolidada no Governo de Minas, que contribui para a melhoria dos serviços públicos e para a eficiência do Estado”, destaca a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Processo Eletrônico da Seplag-MG, Fernanda Mendes.
Resultados já alcançados
Em Nova Lima, a implantação começou em agosto, pelos processos de comunicação interna. Em apenas duas semanas, a prefeitura registrou cerca de 400 processos autuados e mais de 500 usuários ativos. Em Unaí, que finalizou a implantação no dia 21/8, já são 20 processos autuados, 79 documentos e 17 usuários ativos na Secretaria Municipal de Saúde.
Em Pompéu, o uso começou nos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, na Secretaria de Governo, na Procuradoria e na Controladoria, com memorandos, ofícios, processos disciplinares, Estudos Técnicos Preliminares (ETPs), apuração de responsabilidade, atas e remessas de documentos.
Sei!MG Municípios
Antes de Nova Lima, Pompéu e Unaí, outras quatro cidades haviam aderido ao projeto: Lavras, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni e Timóteo. O objetivo do Governo de Minas é ampliar a digitalização da gestão pública em todas as regiões do estado.
Segundo a superintendente de Sistemas Especializados da Prodemge, Lilian Patrícia, a Companhia desenvolve o sistema de acordo com a demanda de cada cidade. Ela também destaca a facilidade de acesso via Gov.br e a integração do Sei!MG com secretarias e demais instituições do Governo de Minas. “Estamos criando um ambiente de testes para validar atualizações em massa, reforçando o compromisso com qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados”, ressalta
As prefeituras interessadas em participar podem acessar a página oficial do Sei!MG Municípios e preencher o formulário disponível na aba “Quero aderir”, neste link.
O Sei é uma plataforma gratuita de gestão de documentos e processos eletrônicos, criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e disponibilizada para órgãos públicos em parceria com o MGI.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) lança, nesta quinta-feira (28), mais uma…
As reclamações de aposentados e pensionistas sobre instituições financeiras e associações conveniadas ao Instituto Nacional…
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais…
Se lugar de mulher é onde ela quiser, o canteiro de obras também pode ser.…
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) realizou,…
Minas Gerais deu um importante passo rumo ao fortalecimento das políticas públicas de conservação de…