Destaques MG

Governo de Minas investe em plataforma que reúne todos os serviços de Segurança Pública disponíveis para o cidadão

Segurança em Rede é a nova plataforma do Governo de Minas que reúne informações sobre todos os serviços de Segurança Pública disponíveis para o cidadão mineiro. Ao clicar em segurancaemrede.com.br a população encontrará descrições sobre os canais de atendimento e os demais equipamentos e serviços de Segurança Pública disponíveis no estado.

O objetivo do novo site é esclarecer e facilitar a compreensão sobre os diferentes canais e serviços existentes para que, no momento de necessidade, o cidadão saiba o caminho certo para pedir a ajuda das Forças de Segurança ou até mesmo para buscar informações.

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os canais de atendimento 190, 193, 197, 181 e Emergência MG, juntos, somam cerca de 13 mil chamados por dia. Os números fizeram com que o Governo de Minas buscasse fornecer ao cidadão mais informações sobre cada um desses canais para aprimorar ainda mais o atendimento.

Em caso de um bebê engasgado, por exemplo, a quem a pessoa deve recorrer para pedir por socorro? Muitas recorrem ao 190 diretamente; mas elas também podem ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, via 193, ou até mesmo acionar o outro recém-lançado serviço do Governo de Minas, que é o Emergência MG, por meio do qual é possível fazer chamada de vídeo para receber as orientações de um militar

“A prevenção à criminalidade em Minas Gerais é muito importante e assunto que tratamos como prioridade durante minha gestão. Aqui, em Minas, as Forças de Segurança atuam de forma integrada”, destacou o governador Romeu Zema.

“Temos uma novidade muito boa: acabamos de lançar o site Segurança em Rede, que vai facilitar o acesso a serviços de Segurança Pública em todo o estado”, anunciou Romeu Zema.

O governador reforçou ainda que o novo site vai ajudar mineiros que têm dúvida sobre qual serviço ou Força de Segurança acionar, e lembrou que o acesso ao canal vai facilitar essa identificação. Romeu Zema também reforçou que o site vai receber denúncias e convocou a população a participar dessa rede para ajudar na construção de um estado mais seguro.

“É fundamental que todos os mineiros participem para formar uma rede mais segura em todo o estado”, encerrou. .

Facilidade e agilidade

“O objetivo do site é mostrar as especificidades de cada serviço. Vamos refinar cada vez mais as informações para que o Segurança em Rede seja um portal onde o cidadão poderá encontrar os endereços e contatos de todos os nossos equipamentos de segurança pública espalhados por toda Minas Gerais”, avalia o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco.

Na página inicial do site, por meio de um filtro com as ocorrências mais comuns, o cidadão pode verificar a quem recorrer diante de uma necessidade. Ainda, por meio de um mapa com georreferenciamento, é possível saber quais são as bases comunitárias da Polícia Militar mais próximas do seu CEP.

Em breve, o sistema será abastecido com a localização de todos os equipamentos de segurança pública disponíveis em todas as regiões do estado, como delegacias, batalhões, companhias e unidades de prevenção à criminalidade.

Ao todo, há mais de 1,2 mil equipamentos das Forças de Segurança instalados em Minas, além dos comandos de aviação da PM e BM, que permitem a maior capilaridade do atendimento das forças, garantindo mais segurança e salvamento para os mineiros.

Integração com a comunidade

Uma campanha do Governo de Minas para divulgar o novo site chama a atenção para a necessidade de uma maior integração entre as forças de segurança e a comunidade.

Com o slogan “Quando polícia e comunidade jogam em rede, a segurança ganha” o estado pede para que a sociedade possa contribuir cada vez mais com a segurança pública.

A Rede de Vizinhos protegidos e o Disque Denúncia 181, por exemplo, são serviços que dependem 100% da participação popular. Somente o 181, canal de ligações anônimas, recebe uma média de 860 chamadas por dia. Em julho, de acordo com levantamento da Sejusp, foram 25.040 ligações atendidas.

Para o governador Romeu Zema, além da integração das forças de segurança, a participação ativa da comunidade por meio de denúncias é essencial na luta contra a criminalidade.

“Os cidadãos são frequentemente os primeiros a perceber atividades suspeitas e podem fornecer informações vitais que ajudam as autoridades a prevenir e a solucionar crimes”, encerra.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

6 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

6 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

11 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

11 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

12 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago