Destaques MG

Governo de Minas publica calendário de feriados e pontos facultativos para repartições públicas estaduais em 2026

O Governo de Minas publicou, nesta terça-feira (2/12), no Diário Oficial, o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para o ano de 2026 nas repartições públicas estaduais. Assim como em anos anteriores, o comunicado reúne feriados nacionais, municipais e dias de ponto facultativo, preservando os serviços considerados essenciais. O documento foi assinado pelo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro.

“A divulgação antecipada do calendário acontece para que os órgãos públicos possam se organizar com antecedência e garantir a continuidade dos serviços essenciais. Planejamento é fundamental para que o estado funcione com eficiência, sem prejuízo ao atendimento da população”, destaca Aro.

Clique aqui e confira o calendário completo.

Calendário

Reprodução / Jornal Minas Gerais

De acordo com o comunicado, o ano de 2026 terá 12 feriados, sendo dez nacionais e dois municipais. Logo no início do ano, os servidores terão o feriado nacional de 1º de janeiro, que, no próximo ano, cairá em uma quinta-feira, seguida do ponto facultativo de 2 de janeiro.

Além disso, serão 12 dias de ponto facultativo, incluindo os dias 16 e 17/2, em que se comemoram o Carnaval, e o dia 18/2, marcado pela Quarta-feira de Cinzas. O ponto facultativo do Dia do Servidor Público será no dia 30/10.

No caso dos feriados municipais, a publicação considera o dia 15/8, quando, em Belo Horizonte e em algumas outras cidades do estado, é comemorada a Assunção de Nossa Senhora, e o dia 8/12, que, na capital mineira e em algumas cidades, é celebrada a consagração à Imaculada Conceição.

Ainda segundo o comunicado, ficam ressalvados os serviços de natureza médico-hospitalar, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde; os serviços de natureza hospitalar de urgência e emergência do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais; os serviços ligados diretamente aos ciclos do doador de sangue, fornecimento e distribuição de hemocomponentes, no âmbito da Fundação Hemominas, e do Laboratório Central de Saúde Pública, no âmbito da Fundação Ezequiel Dias.

Também estão ressalvados os serviços de segurança pública; das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), no âmbito da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão; da Fundação TV Minas Cultural e Educativa; e os dos Museus, considerados imprescindíveis a critério das autoridades competentes.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Plataforma agiliza apoio federal às cidades e estados em situações de emergência

Quando um desastre natural atinge uma cidade, cada minuto conta para salvar vidas e reconstruir…

3 dias ago

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

No dia em que a Lei nº 7.403/2024, conhecida como Lei do Cicloturismo do Distrito…

3 dias ago

Concurso da Saúde MG 2026 abre 380 vagas em todo o estado

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Planejamento…

3 dias ago

Governo de Minas alerta para semana de instabilidade e volumes elevados de chuva em todo o estado até 24/1

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), alerta a…

3 dias ago

Desconto Social amplia acesso à energia e já está em vigor nas contas de luz da Cemig

Já está em vigor, nas contas de luz emitidas a partir do faturamento de janeiro…

5 dias ago

Secretaria de Estado de Fazenda lança Certidão de Débitos Tributários digital com emissão mais rápida e simples

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) lança uma nova versão da…

5 dias ago