Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a plataforma Estudo Play, deu início nesta terça-feira (1/10) ao 2° Simulado Enem MG. Nos dois dias de provas, cerca de 200 mil estudantes da rede pública estadual estão enfrentando essa etapa decisiva da preparação, que permite uma imersão total no formato e na dinâmica do exame oficial.
O simulado foi projetado para reforçar os conteúdos estudados ao longo do ano e, ao mesmo tempo, aprimorar habilidades fundamentais como gestão do tempo, concentração e confiança. Os estudantes do 3° ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão tendo a oportunidade de experimentar as mesmas condições que encontrarão no dia do Enem, o que torna essa experiência essencial para o grande dia.
O secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, destacou a relevância da iniciativa. “É essencial que os estudantes aproveitem essa oportunidade. Este é o segundo simulado que realizamos em Minas e oferece aos estudantes da rede pública uma valiosa chance de se acostumarem com o formato do Enem. Mantenham o foco e vamos em busca de uma vaga na universidade”.
O simulado tem como principal objetivo proporcionar uma vivência prática do Enem, familiarizando os participantes com o formato, conteúdo e dinâmica do exame. Além de reforçar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, a atividade desenvolve habilidades essenciais como gerenciamento de tempo e autoconfiança, fundamentais para o sucesso na prova oficial. Para isso, foram impressos 205 mil folhas de redação e 410 mil cartões-resposta.
Organização e público-alvo
Destinado a estudantes do 3° ano do ensino médio e do 3° período da EJA, o simulado está sendo aplicado durante o horário regular das aulas. As escolas são responsáveis pela distribuição dos materiais e supervisão das provas. Cada estudante recebe uma folha de rascunho, cartão-resposta, folha de redação e caderno de questões, simulando de forma fiel as condições reais do Enem.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, reforçou a importância dessa etapa. “Este simulado traz uma preparação mais aprofundada. No início do ano, focamos nas primeiras etapas do aprendizado, e agora, com o fim do ano letivo, podemos oferecer uma experiência mais próxima da prova oficial, com trilhas formativas personalizadas e um reforço contínuo para os estudantes”.
Estrutura das provas
O simulado é realizado em dois dias, abrangendo as quatro áreas de conhecimento avaliadas no Enem. No dia 1/10, os estudantes fizeram provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, cujo tema foi “Trabalho e qualidade de vida: conciliação necessária na sociedade contemporânea”. Já no dia 3/10, serão testados em Ciências da Natureza e Matemática.
As questões são elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método utilizado no Enem oficial.
Após a aplicação, as provas serão corrigidas pela plataforma Estudo Play, que fornecerá relatórios personalizados. Esses relatórios geram automaticamente trilhas de estudo que ajudam a mapear estratégias de aprendizado, identificar áreas que precisam de reforço e sugerir conteúdos complementares.
“Tenho estudado para o Enem, inclusive usando a plataforma Enem MG. Estou muito confiante que neste ano conseguirei a nota necessária para ingressar em Biomedicina, pois quero ser perita criminal. Em relação ao simulado, também estou confiante com o que temos aprendido até agora”, afirma Ana Carolina Castro, estudante do 3º ano da Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, de Belo Horizonte.
Resultados do primeiro simulado
O primeiro simulado do Enem, aplicado em maio deste ano, envolveu mais de 155 mil estudantes da rede estadual de ensino, o que representou 81% do público-alvo. O resultado, disponibilizado em agosto, mostrou que mais de 60% dos participantes, cerca de 95 mil alunos, tiveram pontuação suficiente para garantir uma vaga em universidades públicas do estado.
Os dados revelaram ainda que cerca de 21% dos estudantes obtiveram notas acima de 700 pontos na redação, sendo a maior pontuação da estudante Iêsa Teixeira, da Escola Estadual Doutor José Augusto, do município de Entre Folhas, que conquistou 960 pontos. A análise detalhada das chances de aprovação foi feita pela ferramenta “Simulador Sisu”, disponível na plataforma Enem MG.
Com o 2° simulado, será possível comparar os resultados e identificar áreas que necessitam de melhorias, reforçando a importância do suporte educacional contínuo para ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior.
“A organização pedagógica prevista na plataforma vai permitir um comparativo para que o estudante perceba a sua evolução e tenha retorno daquilo que ainda precisa melhorar. Considerando que ainda temos tempo até o exame, eles poderão se concentrar nas questões que o resultado do simulado indicar como prioritárias para um bom desempenho no Enem”, afirma Rosely Lima, superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG.
O diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson, destaca a importância da aplicação do simulado neste momento.
“O simulado de outubro é importante para dar o incentivo à reta final de preparação. Isso significa que o estudante terá mais uma oportunidade de viver uma experiência muito próxima da realidade do Enem, que será aplicado em novembro pelo Inep. Gestão do tempo de prova, preparação emocional, cuidado com a alimentação, foco nos temas que merecem destaque, tudo isso são situações que, vivenciadas no simulado, vão fazer diferença nos resultados dos estudantes e da rede”, pontua.
Outras ações
Além dos simulados e testes de redação, a SEE/MG, em parceria com a Estudo Play, realizou aulões presenciais e tem transmitido aulas on-line. A iniciativa faz parte da Maratona Enem, que conta também com aulas ao vivo direcionadas à revisão de conteúdo do exame.
O propósito das aulas é complementar o preparo dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 3º períodos da EJA para o segundo simulado e consequentemente para o Enem.
Elas são transmitidas ao vivo das 14h às 17h nos canais do Youtube da Estudo Play e da Secretaria de Educação. Os estudantes podem acessar pelo site ou pelo aplicativo, garantindo praticidade e acessibilidade a todos.
As equipes do Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) de todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), também receberam uma uma formação em parceria com a plataforma Enem MG, com o objetivo de orientar os professores sobre o uso pedagógico da ferramenta nas escolas.
As equipes dos Núcleos de Gestão Pedagógica Regional (NGPR) receberam as informações e foram capacitadas para conduzir encontros, nos quais repassam o conteúdo sobre a utilização da plataforma. Durante essas reuniões, discutem como a ferramenta pode auxiliar no cotidiano dos educadores, contribuindo para diagnósticos e ajustes de rota.
Sobre a plataforma Estudo Play
Adquirida pelo Governo de Minas em março deste ano, a plataforma Estudo Play segue como uma ferramenta essencial na preparação dos estudantes. A plataforma oferece videoaulas, simulados e relatórios personalizados, permitindo que os alunos se preparem de forma eficaz para o Enem. Acessível por computador, tablet ou celular, a plataforma Enem MG oferece flexibilidade para ser utilizada tanto em casa quanto nas escolas, onde os laboratórios de informática estão disponíveis.
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…
Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…
Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…
No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), o Governo…
Este ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) já arrecadou R$ 2,657 bilhões com os…
Mais um golpe do tipo phishing está vitimando brasileiros: o “golpe da CNH”, no qual…