Destaques MG

Maio Laranja: campanha da Polícia Civil de Minas reforça combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

“A Violência dá Sinais”. Este é o tema da campanha educativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) que convida pais e responsáveis para atuarem na prevenção de crimes sexuais que vitimam o público infantojuvenil.

A iniciativa marca a campanha do Maio Laranja, movimento nacional de ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o mês.

A campanha institucional, que também tem o objetivo de aumentar a visibilidade do problema e incentivar a denúncia de casos de abuso, reúne informações sobre os principais sinais de violência, o que caracteriza os crimes sexuais, entre eles a pornografia infantil e o estupro de vulnerável nos meios digitais, e chama a atenção de como o abusador costuma atuar.

Para a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, a questão cabe a toda sociedade. “A Polícia Civil busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos de nossas crianças e nossos adolescentes e garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento”, destaca. “Convidamos toda a população para enfrentarmos juntos essa violência”, acrescenta.

A chefe da PCMG ainda ressalta sobre os canais de denúncia. “Esta é mais uma campanha para a sociedade se envolver e auxiliar a PCMG com denúncias acerca de eventual violência contra crianças e adolescentes. Denuncie pelo Disque 100, ou de forma anônima no 181 e ainda pelo telefone 197. Estamos prontos para enfrentar juntos a violência sexual infantil em Minas”, garante.

Para além da campanha, em maio a PCMG intensificará a atuação preventiva com o Projeto Semáforo do Toque em escolas, creches e outras instituições. De forma lúdica, as crianças aprendem acerca dos cuidados com o corpo, como elas podem se proteger e identificar uma violação e a quem pedir ajuda.

“A ação ensina sobre limites, usando as cores do semáforo e as partes do corpo da criança como uma forma de demonstrar onde pode ou não ser tocada. É uma atividade já realizada pela PCMG com orientação para toda comunidade escolar”, explica a delegada Danúbia Quadros, chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad).

Confira a cartilha e o material informativo da campanha neste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

GDF vai convocar mais 1.950 policiais em novembro

O Governo do Distrito Federal vai nomear em novembro 1,2 mil policiais militares, 600 civis…

8 horas ago

Polícia Militar realiza megaoperação no feriado de Dia do Trabalho em Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária…

8 horas ago

Minas Gerais se torna referência nacional na ampliação do Teste do Pezinho

O Governo de Minas ampliou, neste mês de abril, o Teste do Pezinho para a…

12 horas ago

Governo de Minas destina mais de R$ 7 milhões para inclusão de crianças e adolescentes no esporte

O Governo de Minas vai investir R$ 7,6 milhões para promover a inclusão esportiva de…

17 horas ago

CNU 2025 terá 3.352 vagas em 35 órgãos federais

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vai oferecer 3.352 vagas distribuídas em…

2 dias ago

Evento com mais de 3 mil alunos da rede pública abre o Maio Amarelo no DF

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Departamento de Trânsito do…

2 dias ago