Seplag / Divulgação
Os servidores inativos do Governo de Minas, pensionistas especiais e assistidos da Lei nº 24.402/2023 que recebem o benefício por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) podem fazer o recadastramento anual obrigatório de forma virtual.
O recadastramento é feito no mês de aniversário do beneficiário e garante a continuidade do pagamento. O procedimento pode ser feito de três maneiras: presencial, digital e por meio de correspondência.
Recadastramento virtual
O recadastramento virtual é feito pelo aplicativo gov.br. O beneficiário precisa ter cadastro no aplicativo com biometria facial e selo prata ou ouro.
O processo é simples, basta fazer login no aplicativo utilizando CPF e senha única. Em seguida, é preciso clicar na opção “Prova de vida” no menu “Serviços e seguir as instruções para completar o reconhecimento facial. O registro é imediato após a confirmação da prova de vida no aplicativo, e a atualização no sistema da Seplag-MG leva sete dias úteis.
Presencial
Já na forma presencial, o recadastramento pode ser feito em locais como as agências bancárias do Itaú e os terminais de autoatendimento, por meio de biometria, inclusive por aqueles beneficiários que optaram pela portabilidade da conta. O banco só realiza o procedimento para os beneficiários aniversariantes do mês corrente.
O procedimento também está disponível nas Unidades de Recursos Humanos do órgão de lotação do beneficiário.
Os servidores inativos podem fazer o recadastramento na Unidade de Recursos Humanos do órgão de origem do beneficiário. Para Pensionistas Especiais, assistidos e pensionistas ex-Libertas, o procedimento pode ser feito na Unidade de Atendimento em Recursos Humanos localizada na Seplag-MG.
Servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) também contam com a opção de recadastramento nas escolas estaduais de Minas Gerais. No caso dos servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), o recadastramento presencial pode ser feito também nas Administrações Fazendárias (AFs) localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior, assim como no Serviço Integrado de Assistência Tributária e Fiscal (Siat).
Outra opção é realizar o recadastramento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Para isto, é necessário agendar previamente um horário nos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.
Correspondência
Por correspondência, deve-se enviar a documentação para a Diretoria Central de Controle e Modernização do Pagamento de Pessoal da Seplag-MG via Correios ou no e-mail rhresponde@rhresponde.mg.gov.br .
Mais informações sobre o procedimento de recadastramento estão disponíveis no Portal do Servidor.
Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…
Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…
A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…
No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…
O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do…