Destaques MG

Secretaria de Educação amplia prazo de aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou o prazo de aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025. As escolas da rede estadual de ensino têm até a próxima quarta-feira (19/3) para aplicar o exame e registrar as notas. Essa avaliação é essencial para monitorar o progresso dos estudantes e ajustar as estratégias pedagógicas às necessidades específicas de cada sala de aula.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, a realização da avaliação é essencial para definir as ações de intervenção pedagógicas que devem ser implementadas ao longo do ano letivo.

“A Avaliação Diagnóstica é uma oportunidade valiosa para que as escolas conheçam melhor o perfil de aprendizado dos estudantes. Com base nesses dados, podemos implementar ações mais eficazes e personalizadas, garantindo que cada estudante receba o suporte necessário para seu desenvolvimento”, explica.

Aplicação

Aplicada anualmente, a avaliação destina-se a estudantes do 2° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio, incluindo turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo. Em 2025, a prova será realizada nos formatos digital e impresso.

A Avaliação Diagnóstica é obrigatória para as escolas da rede estadual. Para auxiliar as equipes regionais e escolares na aplicação dos testes, a SEE/MG disponibilizou um documento orientador. Estima-se que cerca de 1,3 milhão de jovens e adultos das modalidades fundamental, médio e EJA participem da prova neste ano.

Cadernos de avaliação

Os cadernos da Avaliação Diagnóstica 2025 contêm questões de múltipla escolha, distribuídas em níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. A matriz de referência foi elaborada com base nos planos de curso da rede estadual de ensino.

Para as turmas da EJA, a avaliação será pautada nas habilidades prioritárias definidas no Caderno Pedagógico, com conteúdos adaptados a diferentes períodos de aprendizagem.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança plataforma Panorama da Educação para auxiliar atuação de promotores de Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama…

16 horas ago

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar ajuda na rede pública do DF

No Distrito Federal, quem enfrenta algum quadro de sofrimento psíquico pode buscar ajuda em uma…

16 horas ago

Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências

A transferência digital de veículos em Minas Gerais agora conta com uma funcionalidade que permite…

2 dias ago

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público…

2 dias ago

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

O implante contraceptivo popularmente conhecido como Implanon será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).…

2 dias ago

Testar e tratar salva vidas: hepatites virais têm diagnóstico e tratamento gratuitos em Minas

“Minhas pernas ficavam inchadas no fim do dia. Busquei atendimento médico, fiz exames e recebi…

2 dias ago