Destaques MG

Secretaria de Saúde orienta sobre descarte correto de medicamentos vencidos em Minas Gerais

Remédio vencido na gaveta, caixa aberta no armário ou comprimido que sobrou do tratamento são situações comuns na rotina de muitas pessoas e ainda geram dúvidas no momento do descarte. Para evitar riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta a população sobre a forma correta de descartar medicamentos vencidos ou em desuso.

Os medicamentos são fundamentais para tratar e controlar doenças. No entanto, quando descartados de forma incorreta, podem causar prejuízos à saúde.e ao meio ambiente. Jogar remédios no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário pode contaminar o solo e a água, além de representar riscos para pessoas e animais.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, esses produtos contêm substâncias químicas e biológicas que exigem cuidado especial. “Medicamentos não devem ser descartados em lixo comum, vasos sanitários ou mananciais, como rios e córregos. O descarte incorreto pode contaminar lençóis freáticos e comprometer a qualidade da água que abastece a população”, explica.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Minas Gerais descarta, em média, mais de 11 mil quilos de medicamentos vencidos por ano. Para reduzir esse impacto, a SES-MG atua em parceria com a Semad, o Conselho Regional de Farmácia e entidades do setor para fortalecer a logística reversa de medicamentos, sistema que garante a destinação ambientalmente adequada desses resíduos.

Como funciona o processo?

A logística reversa é a forma correta de descartar medicamentos vencidos e funciona de maneira simples. O cidadão deve levar os remédios até pontos de coleta apropriados, como farmácias, drogarias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais.

Esses locais recebem e armazenam o material de forma segura. Em seguida, empresas especializadas fazem a coleta e o transporte até o destino final, que é a incineração ou o coprocessamento, processos que garantem a destruição dos resíduos sem causar danos ao meio ambiente.

“As distribuidoras recolhem os medicamentos nos pontos de coleta e encaminham aos fabricantes ou importadores, que são responsáveis pela destinação final correta, seguindo as normas ambientais”, detalha Prosdocimi.

Esse sistema vale para medicamentos de uso humano, industrializados ou manipulados, que estejam vencidos ou sem uso.

Onde descartar medicamentos em Minas?

Em Minas Gerais, os pontos de coleta de remédios podem ser consultados nas prefeituras, diretamente em farmácias e drogarias, públicas ou privadas, e também no site da Semad, que reúne a lista de empresas participantes do Sistema de Logística Reversa (SLR). A relação de empresas de Minas Gerais aderentes ao SLR está disponível neste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Diagnóstico precoce do Alzheimer ajuda pacientes e famílias a viverem com mais qualidade

Perder a memória aos poucos, repetir perguntas e apresentar mudanças de comportamento pode parecer algo…

1 hora ago

Governo de Minas lança plataforma que moderniza e aprimora contratações públicas do Estado

Agentes públicos, contribuintes e cidadãos mineiros ganham uma importante inovação para modernização e uso estratégico…

2 horas ago

Aplicativo Minha Escola MG amplia acesso à vida escolar dos estudantes da rede estadual

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta terça-feira (3/2), do lançamento…

3 dias ago

Contrata MG: nova plataforma do Governo de Minas vai conectar empresas a trabalhadores em todo o estado

Encontrar um emprego ou contratar profissionais qualificados acaba de ficar mais fácil com o lançamento…

3 dias ago

Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões para financiar infraestrutura e sustentabilidade pelo Edital BDMG Municípios 2026

As prefeituras mineiras terão acesso a meio bilhão de reais em crédito no Banco de…

3 dias ago

Governo de Minas lança cartilha com orientações de saúde para o Carnaval 2026

Com a expectativa de milhões de foliões circulando por Belo Horizonte, cidades históricas e polos…

3 dias ago