Em apoio à campanha “Outubro Rosa”, a Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, promove neste mês uma série de atividades de conscientização e alerta à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O tema deste ano é “Quem tem peito tem direito!”.
As ações são coordenadas pela Secretaria da Mulher da Câmara, pela Procuradoria Especial da Mulher, pela Liderança da Bancada Feminina do Senado e por instituições e organizações parceiras, e tem o objetivo de chamar a atenção para a doença e, assim, aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.
Programação
No Congresso Nacional, a campanha começa no dia 3 de outubro e se estende até o fim do mês. Entre as atividades estão previstos debates; exposições; projeção no Palácio do Congresso; disponibilização de caixas coletoras para doação de acessórios, como bandanas e lenços, para mulheres e crianças com câncer; cortes de cabelo para doação.
A solenidade oficial de abertura está marcada para o dia 10 de outubro, às 17 horas, no Salão Nobre, com o tradicional acendimento das luzes dos edifícios da Câmara e do Senado na cor rosa.
A programação completa está disponível na página da Secretaria da Mulher, no portal da Câmara.
Estatísticas
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.
É também a primeira causa de morte por câncer na população feminina, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.
Para este ano, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos por 100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul.
De acordo com artigo científico brasileiro publicado na revista Public Health in Practice, no mês de setembro, as campanhas do Outubro Rosa aumentam as ações preventivas de combate ao câncer de mama. O volume de busca por mamografia, por exemplo, cresce 39% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes, segundo a publicação.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…
O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…
O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…
Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…
Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…