Destaques

Capacitação gratuita em cafeicultura regenerativa oferecida pelo BDMG tem início com mais de mil inscritos de todo o estado

A capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa com foco na cafeicultura oferecida pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) teve início nesta terça-feira (17/9) e atraiu 1.024 inscritos, mais do que o dobro de interessados da última edição, realizada em 2023.

Produtores rurais, profissionais de assistência técnica da rede pública e privada e consultores de 261 municípios mineiros, principalmente do Sul de Minas, Zona da Mata e Alto Paranaíba, vão participar da formação, que objetiva fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante no estado e contribuir para a competitividade do agronegócio mineiro.

Na abertura da aula inaugural, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destacou o compromisso do banco de estimular investimentos em agricultura sustentável.

“Produzir e comercializar alimentos no contexto da crise climática é um grande desafio e as tecnologias da agricultura tropical regenerativa passam a ser fundamentais”, afirmou.

O presidente do BDMG destacou ainda a demanda atual para o setor. “Temos um caminho sem volta para produzir em larga escala e ao mesmo tempo regenerar o solo e preservar a biodiversidade e os mananciais de águas”, ressaltou.

A iniciativa é uma parceria do banco com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, sendo realizado pelo Grupo de Agricultura Sustentável (Gaas).

Primeiro encontro

BDMG / Divulgação

No primeiro encontro, o professor Marcelo Urtado, engenheiro agrônomo no Cerrado Mineiro, apresentou experiências com o cultivo do café regenerativo, aliando preservação ambiental e rentabilidade.

A capacitação, no formato de Ensino a Distância (EAD), se encerra em novembro, com entrega de certificado.

Serão sete módulos sobre bioinsumos, manejo biológico para controle de pragas e doenças, uso de remineralizadores do solo, entre outros temas. Também haverá dias de campo em três regiões de Minas e seleção de projetos de transição da cafeicultura regenerativa para receber mentoria com especialistas.

Além de oferecer a capacitação, o BDMG disponibiliza crédito com custos atrativos para fomentar a agricultura regenerativa.

As linhas de crédito para financiar a estruturação da fertilidade do solo e a implantação de biofábricas, sistemas biodigestores e sistemas de compostagem já estão disponíveis via cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob e Cresol.

Os interessados em saber mais sobre as linhas de crédito podem acessar o site do BDMG.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

5 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

5 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

6 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago

Recursos obtidos pelo MPMG financiam projeto de proteção a cavalos em Unaí

Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…

1 dia ago

Inscrições para curso de corte e costura industrial se encerram nesta quarta-feira (20)

Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…

1 dia ago