Destaques

Corpo de Bombeiros investe em ações para reduzir focos de incêndio em Minas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) registrou, nos últimos anos, um aumento da capacidade de resposta às demandas da população. Para isso, implementou diversas ações, como a campanha Alerta Verde, a busca de parcerias, investimento em conhecimento e capacitação, além de ações comunitárias e workshops.

Neste período de estiagem, que vai de abril a outubro, o volume de chamados registra uma expansão. No entanto, o CBMMG tem trabalhado em ações de prevenção e preparação, o que garantiu resultados positivos, tanto na mobilização de pessoal qualificado para as respostas aos incêndios quanto na integração com a comunidade.

Buscando melhorar o planejamento e propor uma ação mais ativa e eficiente, foi criada em março de 2021, em todo o estado, a campanha Alerta Verde. Isso porque o terceiro mês do ano representa o fim do verão e das chuvas e, até outubro, o calor predominante favorece o crescimento da vegetação típica dos lotes vagos, como gramíneas e arbustos.

O CBMMG alerta que neste período é importante a realização da poda da vegetação que ainda se encontra viva para evitar incêndios. A corporação antecipou as vistorias para os meses de março e abril – antes era realizada em junho – o que garantiu a diminuição de focos neste período mais crítico.

A operação Alerta Verde, que já bateu recorde de vistorias, tem como princípio a ação coordenada das unidades junto ao poder público municipal. Esta ação tem assegurado maior conscientização da população, além de fomentar a cultura de prevenção e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para a limpeza de lotes.

Parcerias

Além da campanha Alerta Verde, o CBMMG já vem trabalhando, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa), no projeto denominado Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios em Áreas Rurais (PIIR). A iniciativa busca reduzir os incêndios em propriedades rurais, otimizando as atividades de resposta nas propriedades rurais públicas e privadas.

Outra parceria busca a recuperação do meio ambiente. No final do período de estiagem, após a ocorrência de incêndios florestais, algumas unidades operacionais trabalham com o apoio de empresas privadas que fornecem mudas para cultivo, para fomentar ações de replantio de árvores típicas do cerrado. Além disso, a atividade busca potencializar a cultura da preservação do meio ambiente para alunos de escolas do ensino médio e fundamental.

Principais ações

– Planejamento arrojado na gestão e distribuição do efetivo em todo o estado;

– Monitoramento e georeferenciamento das áreas de risco;

– Manutenção da Sala de Situação para oferecer resposta eficiente em tempo real;

– Acompanhamento dos níveis de alerta pelos painéis

– Campanhas de conscientização em escolas e junto às comunidades para modificar o comportamento;

– Desenvolvimento do conhecimento de especialistas da corporação em investigação para compreender melhor a origem dos incêndios;

– Ações em parceria com as prefeituras;

– Operações de fiscalização no intuito de detectar riscos e inibir ações ilegais relativas ao incêndio florestal, com patrulhamento e vigilância;

– Treinamento e requalificação de brigadas florestais;

– Treinamento dos Núcleos de Incêndios Florestais.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais

As eleições municipais de 2024 contarão com o apoio das Forças Armadas, que historicamente atuam…

12 horas ago

Secretaria de Saúde alerta para prevenção e sintomas no Dia Mundial de Combate à Meningite

Embora o registro de casos de meningite no Brasil e em Minas Gerais seja esperado…

12 horas ago

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

O eleitor que pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo…

14 horas ago

Alvarás de projetos arquitetônicos já podem ser solicitados de forma on-line

Empresas, empreendedores e cidadãos que precisam de aprovação da vigilância sanitária no projeto arquitetônico dos…

14 horas ago

Governo de Minas abre inscrições para o Prêmio Motorista e Motociclista Padrão 2024

O Governo de Minas deu início às inscrições para o Prêmio Motorista e Motociclista Padrão…

15 horas ago

Cemig orienta clientes sobre tentativas de golpes envolvendo o nome da companhia

A Cemig alerta seus mais de 9 milhões de clientes para que saibam como evitar…

15 horas ago