Destaques

Estudantes podem se inscrever no 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios

Estão abertas até o dia 22/3, as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas para estudantes, que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. Podem participar jovens de até 15 anos devidamente matriculados nas instituições de ensino. As inscrições podem ser feitas neste link.

Em 2024, a 53ª edição do concurso convida os estudantes a imaginarem e escreverem uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que gostariam que elas herdassem. A participação se dá por meio das escolas (pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus estudantes, até duas melhores cartas para representá-las.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, ou quarta etapa, que é de responsabilidade da UPU. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.

Incentivo à leitura e escrita

A competição tem o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização por meio da arte epistolar (escrita de cartas). Incentiva também a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

O concurso conta com o apoio de diversas instituições de ensino, com a sua inclusão no calendário escolar, pois, além dos objetivos de incentivar a criatividade e o desenvolvimento linguístico, a escrita da carta é considerada uma forma de superar as dificuldades em todos os hábitos de vida no Brasil e no mundo.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Associação Natividade promove capacitação para gestores municipais do esporte em lançamento de Inventário Esportivo de Paracatu

Na próxima semana, dia 27 de agosto, a Associação Natividade realiza em Paracatu uma tarde…

1 dia ago

Capacitação em prevenção de acidentes em escolas oferece 5 mil vagas para servidores da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo…

1 dia ago

Defesa Civil de Minas alerta para riscos de incêndios até domingo (24/8)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emite alerta para risco elevado de incêndios florestais…

1 dia ago

Agosto Lilás: saúde pública garante proteção e acolhimento às mulheres em Minas Gerais

Durante o Agosto Lilás, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça…

1 dia ago

Governo de Minas lança guia de exportação para marketplaces internacionais

Para estimular o segmento de comércio eletrônico, o Governo de Minas, por meio da Secretaria…

1 dia ago

Comitê para atenção integral aos órfãos de Minas Gerais é criado durante seminário ‘Orfandades do Feminicídio’

Em meio a uma série de consequências que atingem vítimas diretas e indiretas nos casos…

1 dia ago