Destaques

Golpe do Pix: criminosos usam dados de clientes e tocam música do Itaú

Um novo golpe envolvendo o Pix virou assunto nas redes sociais nesta semana. Nos últimos dias, vários usuários do serviço de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC) relataram que foram alvos da nova estratégia de criminosos para acessar dados dos clientes e dar golpes.

O tema ganhou destaque a partir de uma publicação feita pela jornalista Marcella Centofanti. Na terça-feira (7/2), ela relatou ter recebido uma ligação de um homem que se dizia funcionário do Itaú e a informou que sua conta havia sido invadida – e bloqueada, como medida de segurança.

O tema ganhou destaque a partir de uma publicação feita pela jornalista Marcella Centofanti. Na terça-feira (7/2), ela relatou ter recebido uma ligação de um homem que se dizia funcionário do Itaú e a informou que sua conta havia sido invadida – e bloqueada, como medida de segurança.

O falso funcionário, então, pediu que a cliente transferisse o mesmo valor para a mesma conta que o criminoso teria utilizado. Segundo ele, assim, o banco reconheceria a duplicidade e cancelaria a operação. Foi neste momento que Marcella percebeu que estava prestes a cair em um golpe. Ainda não se sabe como o criminoso teve acesso aos dados.

“Nenhuma outra pessoa tem acesso ao meu aplicativo do banco. A senha de lá era única. Não clico em links de banco. Reparem que o bandido não me pediu nenhum dado e fingia estar preocupado com a minha segurança”, escreveu a jornalista, em seu perfil no Twitter. “O detalhe mais importante desse golpe é o acesso ao meu extrato bancário do dia. Foi isso que me fez acreditar na veracidade da chamada. Esse dado sigiloso só pode ter sido vazado pelo banco.”

Em nota, o Itaú Unibanco não cita o caso especificamente, mas informa que “investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores”.

O banco afirma ainda que ligações recebidas por clientes com solicitações de qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências bancárias não são práticas da instituição financeira.

O Itaú esclarece, ainda, que os clientes não devem, em nenhuma hipótese, digitar ou informar senhas.

“Caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário. Essas e outras orientações de segurança também estão disponíveis no site itau.com.br/seguranca”, informa o banco.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

18 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

18 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

23 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

24 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

1 dia ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago