Destaques

Governo capacita professores para o ensino de educação financeira nas escolas estaduais

SEE/reprodução

Com público de mais de 300 pessoas, live promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em conjunto com o Instituto Ânima apresentou, na sexta-feira(26/5), detalhes sobre a especialização em Educação Financeira promovida pelo Estado para capacitar professores da rede estadual.

O programa foi apresentado por representantes das duas instituições e transmitido pelo Estúdio Educação MG, canal da pasta no YouTube. Os participantes puderam tirar dúvidas e fazer comentários por meio do chat.

“O curso será totalmente gratuito para professores da nossa rede e estará organizado em três módulos de 120 horas cada, que serão subdivididos em unidades de 30 horas, que proporcionarão as nanocertificações”, explica a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Santos Trindade.

A capacitação é voltada a professores do ensino médio da rede estadual, com foco na ampliação do repertório de conhecimento e no aprimoramento dos docentes. Diferencial da formação é que algumas unidades curriculares serão construídas com base na realidade e necessidade dos profissionais da rede estadual, de forma a sanar possíveis deficiências de conteúdo.

Inscrições

Mais de 2,6 mil professores fizeram pré-inscrição e, agora, serão procurados pelo Instituto Ânima para confirmar o interesse e efetivar as inscrições.

Esse contato será feito por meio do endereço de e-mail informado no preenchimento do formulário de pré-inscrição. Por isso, é muito importante que os interessados estejam atentos.

A capacitação foi estruturada nos quatro pilares de formação de professores do Instituto Ânima — Conhecimento técnico/teórico do conteúdo, Conhecimento pedagógico do conteúdo,

Conhecimento pedagógico geral e Trabalho colaborativo. Durante o encontro virtual, foram apresentadas unidades curriculares e características de cada módulo.

Teoria e prática

De acordo com a gerente de formação do Instituto Ânima, Alessandra Pereira, é necessário adaptar estratégias, ideias e aspectos didáticos à realidade de cada escola, turma e estudantes.

A partir dessa visão o curso foi estruturado para atender demandas teóricas e práticas sobre o assunto, fornecendo, assim, repertório e ferramentas para que os professores consigam trabalhar os conteúdos de Educação Financeira de maneira a agregar valor e fazer sentido para a vida dos alunos.

“A nossa intenção é realmente conseguir fazer a conexão entre a teoria e a prática”, destaca a gerente de formação, que completa ressaltando que os momentos formativos não serão palestras, e que os professores irão “colocar a mão na massa” fazendo as atividades propostas e vivenciando metodologias. Os participantes terão oportunidade de trocar experiências com outros profissionais e atualizar conhecimentos.

Módulos

O programa disponibiliza três módulos formativos, que podem ser cursados de maneira avulsa (nanocertificação) ou na totalidade (especialização / pós-graduação).

O primeiro a ser disponibilizado é o Módulo Específico, que traz ideias centrais de educação financeira.

O segundo é o Módulo Comum, que é a pedagogia geral, abordando a contribuição da neurociência para a educação, planejamento, metodologias e desenvolvimento de habilidades e competências.

O terceiro é o Optativo, que traz a opção do profissional escolher o que quer cursar, entre as várias temáticas oferecidas, completando as quatro unidades curriculares que fazem parte do módulo.

Todos os módulos contarão com a Comunidade de Aprendizagem, que é uma plataforma em que os participantes podem compartilhar experiências, desafios e conhecimentos.
Para acessar a live na íntegra, clique aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

16 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

16 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

21 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

21 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

22 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago