Destaques

Governo de Minas apresenta resultados do primeiro Simulado Enem MG 2025 e anuncia novidades para a segunda edição

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, apresentou nesta quinta-feira (14/8), a devolutiva pedagógica do 1º Simulado Enem MG 2025 e divulgou detalhes sobre a segunda edição da avaliação, que será aplicada já na próxima semana.

Durante a live, o diretor pedagógico do Estudo Play, Erick Anderson, iniciou as análises comparando questões do Simulado Enem MG. Segundo ele, o Enem apresenta enunciados e alternativas mais longas, exigindo maior interpretação, enquanto o Saeb é composto por questões mais diretas e objetivas.

Também foi ressaltada a correspondência entre a matriz de referência do Enem e a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destacando que a aproximação entre as duas permite alinhar melhor as estratégias de preparação dos estudantes para as avaliações externas.

A apresentação também trouxe um panorama dos resultados, com dados gerais, aprendizados, desempenho por área de conhecimento e orientações para orientar o trabalho pedagógico nas escolas.

Desempenho 1º simulado

O resultado do primeiro simulado apontou que 36% dos estudantes do 3º ano do ensino médio que realizaram o teste ficaram com a nota entre 500 e 700, indicando que estão em nível satisfatório. Enquanto isso, 12% ficaram com a nota maior que 700 e classificados como acima do adequado.

Uma análise mais específica apontou que um dos pontos positivos foi o alto engajamento: mais de 85% dos estudantes participaram ativamente nos dois dias de aplicação.

Novidades

Com base nas análises, a segunda edição do simulado terá mudanças importantes. As provas serão distribuídas em três dias, de 19 a 21/8, com a folha de redação entregue separadamente do caderno de questões.

O novo formato permitirá que os alunos façam, no primeiro dia (19/8), as provas de Linguagens e Ciências Humanas; no segundo (20/8), dediquem-se exclusivamente à redação; e no terceiro (21/8), finalizem com Matemática e Ciências da Natureza. A medida busca simular as condições reais do Enem e garantir mais foco em cada etapa.

O tempo de aplicação será de 4h30 para as provas objetivas, enquanto a redação terá duração equivalente a duas aulas seguidas. Escolas que conseguirem oferecer 5h30 no primeiro dia poderão aplicar a redação junto com o primeiro caderno.

São esperados a participação de cerca de 400 mil estudantes estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 2º e 3º anos do Colégio Tiradentes e da Fundação Helena Antipoff.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

8 horas ago

GDF anuncia medidas para fortalecer proteção e agilizar investigação de crimes contra mulheres

Reconhecido como referência no enfrentamento à violência doméstica, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai…

9 horas ago

Mulheres recebem capacitação em técnicas de segurança pessoal e prevenção à violência

O Distrito Federal dá um passo importante no enfrentamento à violência de gênero. Mais de…

10 horas ago

Ipê-amarelo plantado em escola tombada do Núcleo Bandeirante encanta população

Imponente e delicado ao mesmo tempo, o ipê-amarelo do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Metropolitana,…

1 dia ago

Cidadãos podem verificar pendências tributárias e emitir novos boletos em canais digitais do GDF

Contribuintes do Distrito Federal que desejam verificar a situação de tributos como IPVA, IPTU, TLP…

1 dia ago

MPMG e Fundação Clóvis Salgado lançam edital que valoriza a literatura e a produção científica de mulheres negras mineiras

O programa “Sobre Tons”, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), torna possível a realização,…

2 dias ago