Destaques

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31 de dezembro de 2024, a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício. A portaria já foi publicada no Diário Oficial da União.

Devem fazer a prova de vida quem recebe benefícios como aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade.

Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final desse prazo, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ao invés de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, ela passa a contar a partir da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.

A comprovação da prova de vida pode ser feita de forma presencial – no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador –; e também de forma digital pelo aplicativo Gov.br, através do reconhecimento facial.

De acordo com as novas regras, para evitar a suspensão de benefícios de forma indevida, o INSS receberá dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo.

Em fevereiro, o instituto informou que mais de 4 milhões de beneficiários estavam sendo convocados para realizar a prova de vida.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

A investigação criminal é uma área explorada massivamente em séries e filmes e que desperta…

17 minutos ago

Governo de Minas amplia Passaporte Mineiro do Conhecimento para todas as 794 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do estado

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou, nesta terça-feira (8/4), em Ibirité, a 2ª…

31 minutos ago

Minas Gerais inicia campanha de vacinação contra a gripe

A vacinação contra a influenza começou em todo o estado e, para garantir a imunização…

43 minutos ago

Governo de Minas participa de encontro estratégico da Policia Militar para reforçar ações de segurança no estado

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram do 1º Encontro da Comunidade…

1 hora ago

Educação abre Processo Seletivo Simplificado para Cadastro de Reserva de Nutricionistas e Auxiliares de Serviços da Educação Básica

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está com inscrições abertas para…

2 horas ago

GDF e Comitê Olímpico do Brasil anunciam parceria para os Jogos da Juventude 2025

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizam nesta…

19 horas ago