Destaques

Professores e estudantes da rede estadual de Minas ganham acesso a um dos mais completos conteúdos digitais do mundo

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG), vai ganhar um importante reforço para o avanço da educação pública de qualidade no estado. A rede estadual de ensino contará com um amplo acervo digital de textos, imagens e vídeos por meio de uma parceria com a Britannica Education, instituição referência está presente em mais de cem países.

Com mais de 250 anos de experiência em soluções educacionais, a Britannica Education se dedica a aprimorar os resultados da sala de aula em todo o mundo. O acervo estará disponível para mais de 1,6 milhão de estudantes em todo o estado, além de professores e gestores, proporcionando soluções educacionais de alta qualidade que visam aprimorar o letramento digital tanto dos docentes quanto dos estudantes dos ensinso fundamental e médio.

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a parceria trará diversos benefícios para a educação do estado. “Além de otimizar o tempo dos educadores, a oferta das soluções trará uma experiência de aprendizagem mais rica e diversificada para os estudantes, contribuindo para a melhoria da qualidade da nossa educação. A iniciativa também representa um passo significativo em direção à modernização e à eficácia pedagógica nas escolas de Minas Gerais”, pontua.

A parceria irá garantir o acesso a recursos de alta qualidade, alinhados às especificidades do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e às necessidades de aprendizado dos estudantes. O acervo estará acessível por meio do Aplicativo Britannica Escola, no Google Apps, o que facilita o acesso dos estudantes e professores aos conteúdos.

“Todos os professores terão acesso a uma formação direcionada para utilizar o acervo da melhor maneira possível. Além disso, os professores poderão direcionar estudos específicos para os estudantes através da plataforma, o que representa um ganho muito importante e positivo para a rede estadual”, acrescenta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Silva Senra.

Acervo pedagógico

O acervo da Britannica é reconhecido como o mais completo e abrangente disponível no mercado atualmente. Composto por 3.980 artigos, 12.200 imagens e 493 vídeos educacionais para os anos iniciais, finais e ensino médio. O material contempla uma ampla gama de áreas de conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Ciências da Natureza, além de Esportes, Artes e Religião.

“Nós temos como propósito capacitar os educadores para que criem experiências de aprendizado envolventes e significativas que inspirem a curiosidade em seus estudantes. Com a parceria, disponibilizaremos a eles desde trilhas formativas em Metodologias Ativas para o Ensino Digital até treinamentos com foco em letramento digital e em tecnologias inovadoras”, detalha o vice-presidente executivo da Britannica Education, Sal de Spirito.

O acervo pedagógico também inclui soluções como o Britannica Escola, uma plataforma digital que oferece uma ampla gama de recursos educacionais, incluindo artigos, imagens, vídeos, dicionário e mapas interativos em diversas áreas do conhecimento.

Já o Britannica ImageQuest é uma plataforma online com 3,5 milhões de imagens e vídeos de alta qualidade e com direitos autorais liberados para uso educacional.

“Estamos orgulhosos porque este novo reforço é mais uma maneira que encontramos de investir na valorização também dos nossos professores. Não apenas os estudantes terão experiências mais motivadoras de aprendizado, como também nosso corpo docente terá acesso e formação em habilidades de letramento digital voltado para o ensino, tão necessárias na educação atual e do futuro”, explica o secretário Igor de Alvarenga.

Visando promover uma prática docente que considera as necessidades individuais dos estudantes e que seja orientada para a construção do pensamento crítico, criativo e científico, professores e estudantes da rede estadual de ensino terão acesso às soluções do pacote Britannica Essencial, composto pelo Britannica Escola e pelo Britannica ImageQuest.

A plataforma conta ainda com um atlas geográfico, a versão eletrônica do Dicionário Houaiss e do jornal infantojuvenil Joca. O Britannica Escola pode ser acessado de qualquer lugar, via computador ou app para tablets e smartphones.

Samuel de Carvalho entende que a iniciativa representa um acréscimo no processo de ensino-aprendizagem. Professor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, ele integrou a equipe que avaliou o acervo da plataforma. “Vejo que essa é uma ótima ferramenta para todos os professores e estudantes, ideal para pesquisas confiáveis e que podemos utilizar em sala de aula”, conclui.

Cultura mineira

Como parte da parceria, a Britannica Education também produzirá uma série de artigos voltados para a cultura mineira, enriquecendo o conteúdo local disponível para os estudantes e professores.

Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas em preparar a rede pública de Minas Gerais para uma integração mais profunda da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma educação de qualidade e acessível para todos os estudantes do estado.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Alunos terão mais tempo para concluir curso após nascimento de filho

Mães e pais com filhos recém-nascidos ou adotados poderão ter mais tempo para concluir cursos…

19 horas ago

População do DF terá consultas e exames em formato itinerante gratuitos

A Secretaria de Saúde (SES-DF) firmou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à…

19 horas ago

Aberto período de credenciamento de Instituições de Ensino Superior para o programa Trilhas de Futuro Educadores

Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em oferecer cursos por meio do Projeto Trilhas de…

19 horas ago

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

O Ministério da Saúde voltou a ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue para…

4 dias ago

Sisema institui Código de Ética para agentes públicos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou, nesta semana, a…

4 dias ago

Secretaria de Educação seleciona estudante para representar Minas Gerais no Programa Jovem Senador

O estudante da rede estadual Davi Baia Camilo, de 18 anos, é o mineiro selecionado…

4 dias ago