A 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) segue com inscrições abertas até 30/6, após dois anos sem edições devido à pandemia de covid-19.
O programa proporciona aos estudantes do ensino médio reflexões sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo, vivenciando o trabalho dos deputados federais, desenvolvendo habilidades e aprimoramento sobre a participação política e o exercício da cidadania ativa.
Neste ano, o programa terá um novo formato para promover experiência mais representativa, democrática e coletiva. O tema desta edição é “A educação que queremos”.
Alunos regularmente matriculados no ensino médio, ensino técnico da modalidade integrada ao ensino médio e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever no programa, desde que tenham entre 16 e 22 anos e que não tenham participado como deputado jovem de edições anteriores do PJB.
Diferente das outras edições, o estudante que deseja se inscrever não precisa mais criar um projeto de lei, bastando apenas cumprir os pré-requisitos acima. Esta edição será dividida em três etapas: local, estadual e nacional.
Etapas
A primeira etapa (local) terá início em 24/7 e se estenderá até 10/9, com atividades realizadas à distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. São 1.080 vagas disponibilizadas, sendo 40 vagas para cada unidade da federação.
A segunda etapa (estadual) também terá atividades à distância, entre 11/9 e 10/11. Serão 108 estudantes selecionados, sendo quatro vagas por estado e para o Distrito Federal com a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados.
A terceira e última etapa (nacional) será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 5 e 7/12, sendo 27 vagas, uma para cada unidade da federação.
Para mais informações, acesse o link sobre o regulamento e as inscrições do programa.
A luta contra a dengue ganhou mais um aliado no Distrito Federal. A Secretaria de…
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) abre nesta quarta-feira (27/11) as inscrições para…
Cidadãos de Minas Gerais têm mais facilidade e agilidade na hora de vender e comprar…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Município de Paracatu, no Noroeste do…
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) recebeu, neste…
Fazia muito tempo que Rita Maia da Silva, de 60 anos, desejava ter um lar…