Destaques

Receita Federal alerta sobre fake news envolvendo o Imposto de Renda

Faltam 50 dias para encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Até esta quinta-feira (10), a Receita Federal recebeu mais de 10,8 milhões de declarações.

Para os mais de 30 milhões de contribuintes que ainda não enviaram, é importante não entrar em pânico e nem acreditar em fake news que circulam por aí. A Receita Federal emitiu uma nota de esclarecimento negando informações falsas: “não é verdade que a falta de entrega de declaração leva ao bloqueio do CPF, ao impedimento de casamento, ou muito menos à prisão”, diz o texto.

A Receita explicou que o “máximo que acontece com o CPF na falta de declaração é a anotação de ‘pendente de regularização’”. Na prática, significa que aquela pessoa tem obrigação de declarar, mas ainda não enviou. Isso não gera punição ou perda de direitos, é apenas um alerta para o contribuinte regularizar a situação.

Outra informação é que a Receita não tem “competência legal para” bloquear contas em bancos, por exemplo. Muitas informações distorcidas e inventadas circulam, principalmente nos aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.

A Receita também explica que nenhum contribuinte vai preso caso não envie a declaração do Imposto de Renda; ou se tiver dívida com o tesouro público, o chamado fisco. Nada disso configura crime.

O que deve ser levado em conta é que a declaração precisa ser enviada até 30 de maio. Quem não cumprir o prazo, fica sujeito a pagar multa e não recebe a restituição do imposto, se for o caso.

Para declarar ou para ter acesso a qualquer informação oficial sobre o assunto, é preciso acessar a página na internet, ou baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda em tablets e smartphones.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas abre 50 mil vagas em cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu, nesta…

1 dia ago

Estudo pioneiro define prioridades para a Educação Ambiental em Minas Gerais

A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais…

2 dias ago

DER-MG interdita ponte para reparos na rodovia MG-188, na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir da próxima…

2 dias ago

Novo modelo de atendimento reduz em 63% o tempo de espera para início do tratamento de câncer no DF

Desde julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem adotado um novo modelo de atendimento…

2 dias ago

Serasa abre dia de negociação de dívidas

Pessoas com dívidas na Serasa têm, nesta terça-feira (9), a chance de obter até 99%…

2 dias ago

Nos 35 anos do CDC, Colegiado Nacional de Procons Estaduais cria enquete nacional para avaliar percepção de consumidores

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…

6 dias ago