Foto: Eduardo Wanderley
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), o Seminário de Vigilância em Saúde sobre Serviços em Estética, nesta sexta-feira (4/4), em Belo Horizonte.
O evento ocorreu no auditório da PUC Minas e contou com a participação de profissionais dos conselhos regionais de Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de profissionais da vigilância sanitária, estadual e de municípios, e profissionais esteticistas interessados. O objetivo foi discutir a regulamentação dos serviços de estética, após alguns desses conselhos profissionais autorizarem a realização de procedimentos desse tipo.
A programação teve a apresentação dos requisitos sanitários necessários para o funcionamento dos serviços de estética e a discussão, entre os conselhos de classe, dos campos de atuação de cada profissional (odontologistas, biomédicos, farmacêuticos e médicos).
O superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Laguardia, destacou a atualidade da discussão e anunciou outras iniciativas. “Esse seminário é muito importante, dado que várias classes profissionais têm realizado procedimentos estéticos e é essencial debatermos sobre isso”.
“É preciso que fiquem claros quais são os requisitos e ambientes que esses procedimentos podem acontecer e as boas práticas que precisam ser seguidas”, afirmou Filipe Laguardia.
Ele complementou que, ao longo de 2025, já está prevista uma série de eventos para qualificar, treinar e capacitar tanto profissionais dos conselhos de classe quanto da vigilância sanitária. “Nosso objetivo é promover, junto aos conselhos de classe, fiscais e profissionais de estética, uma fiscalização orientadora e humanitária para garantir a segurança desses serviços”, disse o superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG.
No seminário, houve apresentações de servidores e referências técnicas da SES-MG sobre diversos temas, como a classificação de risco e regulamentação sanitária dos serviços de estética no estado, avaliação de projetos arquitetônicos desses serviços, segurança do paciente aplicada aos serviços de estética e regularidade de estabelecimentos e produtos sujeitos ao controle sanitário.
Também foram abordados, ao longo do dia, as normas sanitárias federais aplicadas aos serviços de estética, a prescrição estética segura e eficaz e o papel do farmacêutico magistral, além das boas práticas nas clínicas e os desafios e soluções na estética.
Trabalho conjunto
A presidente do CRF-MG, Márcia Alfenas, ressaltou que a colaboração entre a Vigilância Sanitária e os conselhos de classe é fundamental para garantir a saúde e o bem estar da população. A parceria permite a troca de informações e a elaboração de diretrizes conjuntas que favorecem a atuação responsável e segura, garantindo a segurança dos pacientes.
“Desde que firmamos esta colaboração, no último ano, vários eventos surgiram e esta parceria tem nos trazido muito orgulho, pois a qualificação é uma frente fundamental do Conselho de Farmácia”, destacou a presidente do CRF-MG.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou hoje, 4 de março, o projeto Crescer…
O Governo de Minas lança neste sábado (5/4), por meio da Secretaria de Estado de…
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta sexta-feira (4/4), do anúncio da ferramenta…
Gestores, educadores e especialistas se reuniram na edição comemorativa do Café com Prosa, evento promovido…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de…
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o…