Destaques

Selecionados para a quinta edição do Trilhas de Futuro já podem realizar a matrícula presencialmente nas instituições

Os estudantes que foram selecionados para um dos cursos técnicos gratuitos do programa Trilhas de Futuro têm até o dia 29/10 para garantir suas vagas. As matrículas devem ser feitas presencialmente na instituição de ensino em que foram alocados, conforme resultado divulgado no dia 11/10.

Nesta edição, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) oferece mais de 50 mil vagas em 130 municípios, envolvendo 156 instituições de ensino técnico. Ao todo, os candidatos podem escolher entre 78 cursos, incluindo novidades como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil. O resultado da alocação pode ser consultado no site do projeto.

“É fundamental que todos os estudantes selecionados compareçam à instituição de ensino indicada no comprovante de seleção para efetivar a matrícula no Trilhas de Futuro”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra. “Nesta quinta edição do programa, tivemos um recorde de inscrições, com 50 mil candidatos selecionados em todo o estado. Quem não confirmar a matrícula até o dia 29/10 não tem a garantida”, alerta.

O Trilhas de Futuro, maior projeto de acesso a cursos profissionalizantes já realizado pelo Governo de Minas, também oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia, destinada à alimentação e ao transporte dos estudantes. As aulas estão previstas para começar em 3/2/2025.

Documentação necessária

Com mais de 346 mil inscrições, a seleção foi realizada com base na disponibilidade de vagas, cursos oferecidos e nas preferências indicadas pelos candidatos, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos na Resolução SEE nº 5.047/2024.

Para confirmar a matrícula, os candidatos ou seus responsáveis devem comparecer à instituição de ensino designada com os seguintes documentos:

Documento de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);

CPF do estudante (obrigatório);

Comprovante de residência (original e cópia) em nome dos pais/responsáveis ou do estudante;

Declaração de escolaridade (para estudantes ainda cursando o ensino médio);

Histórico escolar ou declaração de conclusão (para egressos do ensino médio).

Se o estudante for menor de idade, também é necessária a apresentação dos documentos dos pais ou responsáveis. Os alunos do 1º ano do ensino médio devem apresentar uma declaração de matrícula no 2º ano para garantir sua vaga, até o início das aulas.

Vagas remanescentes

Os candidatos que não foram contemplados na chamada regular terão uma nova chance entre os dias 12 e 22/11, quando serão abertas as vagas remanescentes. Qualquer candidato poderá se inscrever, mas conforme critérios de participação para inscrição, estabelecidos na Resolução SEE nº5047/2024, sendo considerado o horário de inscrição.

As vagas disponíveis serão divulgadas no site do Trilhas de Futuro, e os candidatos poderão escolher o curso e a instituição de preferência a partir da lista de opções remanescentes.

Sobre o Trilhas de Futuro

Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é um programa que oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em instituições públicas e privadas credenciadas. O processo de seleção é baseado em critérios de escolaridade e rede de ensino.

Desde sua criação, o projeto já formou mais de 56 mil profissionais e atualmente conta com mais de 82 mil estudantes em formação. O programa já atraiu mais de 1,2 milhão de inscritos, consolidando-se como uma das principais iniciativas de qualificação profissional em Minas Gerais.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Ibaneis Rocha sanciona lei que cria Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quinta-feira (21), a Lei Nº 7.575, que institui a…

1 dia ago

Pensionistas do Ipsemg que fizeram aniversário em outubro só têm até o dia 29/11 para realizarem a prova de vida

Os 819 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg),…

1 dia ago

Governo de Minas promove Dia D de Vacinação em todo o estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promove, neste…

1 dia ago

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

2 dias ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

2 dias ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

2 dias ago