Destaques

Serviço de emissão de 2ª via de certidão eletrônica já está disponível no MG App

Os cidadãos mineiros agora podem ter acesso à segunda via de certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito no aplicativo MG App, do Governo de Minas, e no portal cidadao.mg.gov.br.

A funcionalidade foi incorporada nesta semana, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), e já está disponível para a população.

Outra novidade adicionada ao aplicativo é a possibilidade de solicitar segunda via de certidões de inteiro teor. Neste caso, o pedido é facilitado pelo MG App e o cidadão deve buscar presencialmente o documento final no cartório em que foi registrado.

Comodidade

As mudanças implementadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) no aplicativo garantem ao cidadão comodidade e praticidade no acesso a documentos pessoais, como reforça o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da pasta, Damião José Rodrigues da Rocha.

“Essas novas opções aprimoram e qualificam o atendimento ao cidadão, além de facilitar a obtenção de outros documentos que dependem dessas certidões, como a Carteira de Identidade. Vale lembrar que o MG App já conta também com o serviço de solicitação da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito”, afirma.

O presidente do Recivil, Genilson Gomes, destaca que o registro civil mineiro tem passado por série de modernizações. “Com as novas modalidades previstas para o Mg App, os processos realizados em cartórios serão desburocratizados. Dessa forma, o Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) estará cada vez mais próximo do cidadão, por meio de serviços rápidos, com qualidade e respeito a proteção de dados pessoais”, pontua.

Para emitir a segunda via de certidões eletrônicas, de inteiro teor ou convencional, siga o passo a passo:

• Faça login no MG App
• Acesse o menu Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito
• Clique em Solicitar Segunda Via de Certidão
• Preencha os campos com nome completo e CPF
• Se necessário, escolha qual certidão deseja emitir (nascimento, casamento e óbito)
• Confira as informações e selecione uma opção de certidão: convencional, inteiro teor ou certidão eletrônica.

Certidão eletrônica

No caso da certidão eletrônica, clique em avançar e preencha corretamente os campos: nome, telefone, e-mail e endereço. Assim, o pedido será gerado com sucesso e será possível acompanhar o status no menu de certidões.

Caso o cartório de registro emita certidão eletrônica e aceite a solicitação, a guia de pagamento ficará disponível no próprio MG App e um e-mail será enviado com informações sobre essas atualizações.

Inteiro teor

No caso da certidão de inteiro teor, selecione qual opção precisa: cópia reprográfica (foto do livro) ou transcrição (digitação do livro).

Selecione a forma de entrega e, em seguida, forneça as informações requeridas pelo aplicativo.

Depois, acesse a guia de pagamento do cartório no MG App. O documento deve ser retirado pelo solicitante no cartório de registro.
Convencional

A solicitação de certidões convencionais já era uma opção disponível no aplicativo.

Por meio do MG App, é possível escolher se quer retirar o documento no cartório de registro ou em outro cartório, ou, se preferir, receber via Correios.

Clique em avançar e preencha os campos necessários e, após finalizar a solicitação, pague a taxa cobrada.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança projeto Crescer Juntos para ampliar o acesso à educação infantil em Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou hoje, 4 de março, o projeto Crescer…

2 dias ago

Secretaria de Saúde de Minas realiza seminário de vigilância sobre regulamentação dos serviços de estética

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em parceria com o…

2 dias ago

Educação lança “Esquenta Enem MG” com aulas ao vivo para o primeiro simulado neste sábado (5/4)

O Governo de Minas lança neste sábado (5/4), por meio da Secretaria de Estado de…

2 dias ago

Governo de Minas anuncia ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta sexta-feira (4/4), do anúncio da ferramenta…

2 dias ago

Governo de Minas estreita parcerias na Educação com os municípios durante Café com Prosa 2025

Gestores, educadores e especialistas se reuniram na edição comemorativa do Café com Prosa, evento promovido…

3 dias ago

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de…

3 dias ago