Distrito Federal

Atenção! Entrada gratuita no Zoo de Brasília neste domingo para quem for se vacinar

O fim de semana será repleto de oportunidades para quem quiser atualizar o cartão de vacina, com 19 locais de atendimento neste sábado (18), incluindo escolas, shopping, supermercados e unidades de saúde. O destaque, porém, fica para o domingo (19): das 9h às 17h, uma equipe de 50 servidores da Secretaria de Saúde estará no Zoológico com vacinas contra a covid-19 e imunizantes do calendário de vacinação para todas as faixas etárias, dos bebês aos idosos. Quem for se vacinar terá entrada gratuita. Crianças de até 12 anos terão direito a um acompanhante, também com entrada gratuita.

Confira aqui a lista completa dos locais de vacinação para o fim de semana.

“A vacinação é fundamental para as crianças, e a maior parte do público do Zoológico é composto por elas. Então essa união, além de trazer imunização para os pequenos, traz muita diversão e ensina os pequenos a respeitar a natureza, compreender a importância de preservar as espécies”, afirma o diretor-presidente do Zoológico, Raul Gonzalez Acosta.

“O que a gente espera nesta ação é que a gente consiga alcançar aquelas pessoas que não podem durante a semana ir a uma das nossas salas de vacina”, explica o diretor de Atenção Primária da Região Centro-Sul de Saúde, Luiz Henrique. A expectativa é a de atender famílias inteiras de todo o Distrito Federal.

No Zoológico, estarão disponíveis vacinas contra a covid-19 para bebês a partir dos seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos, sempre conforme o esquema vacinal preconizado para cada idade. Quem tem de cinco a 39 anos poderá receber a primeira dose, a segunda dose ou o reforço. Dos 40 aos 59 anos também haverá a oferta do segundo reforço. Acima dos 60 anos, será aplicada a vacina bivalente. Já as crianças de seis meses a quatro anos e onze meses podem tomar a primeira, a segunda ou a terceira dose da Pfizer Baby.

Quanto ao calendário de vacinação, vão ser 16 imunizantes diferentes, entre hepatite A e B, pólio, meningocócica, pneumocócica, febre amarela, tríplice viral, varicela, HPV e dTpa, entre outras. Há indicações específicas para cada faixa etária, bem como para mulheres gestantes e puérperas. No próprio Zoológico, a equipe da Secretaria de Saúde poderá indicar os imunizantes a serem aplicados em cada pessoa. É necessário levar documento de identidade e, se tiver, o cartão de vacina. Caso a pessoa não tenha o cartão, serão aplicadas as doses indicadas para a sua faixa etária.

Em 4 de dezembro, uma ação semelhante realizada no Zoológico registrou 1.522 doses aplicadas, 1.092 apenas contra a covid-19.

Vacinação neste sábado

No sábado, o atendimento ocorre a partir das 8h em 19 locais em várias regiões administrativas. Há opções em unidades básicas de saúde (UBSs) da Asa Sul, Asa Norte, Santa Maria, Gama, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Guará, Estrutural e Ceilândia. Também haverá atendimento no Brasília Shopping (Plano Piloto), em uma quadra comercial de Santa Maria, em supermercados Atacadão Dia a Dia (Ceilândia), na Praça do DI (Taguatinga) e em escolas de Planaltina e Santa Maria.

No site da Secretaria de Saúde é possível conferir a lista completa de endereços, horários e imunizantes disponíveis em cada local. É necessário levar documento de identidade e, se tiver, o cartão de vacina.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

18 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

18 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

23 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

23 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

24 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago