Distrito Federal

Com estoque crítico, Hemocentro de Brasília convoca doadores de sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está com os estoques críticos para os tipos sanguíneos O negativo e O positivo. A situação é consequência da queda de 21% nas doações, observada no último mês de abril.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável

“Tivemos alguns feriados entre abril e maio, fazendo nossas doações caírem nesse período. Precisamos manter os estoques em nível adequado para continuarmos atendendo os pacientes da rede pública de saúde do DF com segurança. Nosso apelo vale principalmente para o tipo O negativo, conhecido como doador universal, já que pode doar para pessoas de qualquer tipo sanguíneo”, explica a gerente de coleta de sangue de doadores da FHB, Junia Assis.

Para agilizar o processo, doadores do tipo O negativo terão senha preferencial até 19 de maio. O tipo sanguíneo pode ser comprovado pelo cadastro no Hemocentro, realizado em doações anteriores, ou com exame de tipagem sanguínea.

A gerente ainda destaca que seguem em nível baixo também os estoques dos tipos B negativo, AB negativo e A negativo. Apenas os tipos A positivo, AB positivo e B positivo estão em níveis adequados.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.

Doe sangue

O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

24 horas ago

Recursos obtidos pelo MPMG financiam projeto de proteção a cavalos em Unaí

Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…

24 horas ago

Inscrições para curso de corte e costura industrial se encerram nesta quarta-feira (20)

Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…

1 dia ago

Representatividade na gestão do SUS é fundamental para garantir o acesso de negros e quilombolas aos serviços de saúde

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), o Governo…

1 dia ago

Cerca de 13% dos contribuintes ainda estão em débito com IPVA e IPTU; veja como regularizar

Este ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) já arrecadou R$ 2,657 bilhões com os…

2 dias ago

Golpe da CNH: veja como é aplicado e como se proteger

Mais um golpe do tipo phishing está vitimando brasileiros: o “golpe da CNH”, no qual…

2 dias ago