Distrito Federal

DF: Centro de Monitoramento do 1º BPM é inaugurado

O Centro de Monitoramento e Supervisão Operacional (CSO), do 1º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (1° BPM), foi inaugurado nesta sexta-feira (12). O CSO vai permitir o monitoramento de toda a Asa Sul, com a intenção dar maior celeridade ao processo de resposta à comunidade, relativa a identificações e prisões, além de contribuir para a prevenção de crimes.

O sargento Michael explicou que o monitoramento vai servir de apoio para aprimorar os atendimentos nas áreas residenciais e comerciais de toda a Asa Sul. “O aplicativo utilizado nesse monitoramento foi desenvolvido no nosso próprio batalhão e engloba as buscas no Setor Comercial Sul (SCS), estacionamentos do Parque da Cidade, Setor Hoteleiro Sul, Banco Central e Assis Chateaubriand. A ideia é que a comunidade possa contatar a polícia e ter uma resposta com maior brevidade, por meio da análise dos profissionais. O que antes poderia ser feito em até 20 minutos passou a ser respondido em até dois minutos”, frisou o militar.

Estiveram presentes na inauguração o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros; o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; o comandante da unidade, tenente-coronel Rômulo Palhares; o subcomandante geral da PMDF, coronel Adão Teixeira de Macedo, e o deputado distrital Eduardo Pedrosa.

“Ficamos muito felizes em ver essa sala de vigilância a todo vapor. Compreendemos a necessidade dessas atuações tecnológicas, que contribuem para que a insegurança na capital seja minimizada. Esse trabalho efetivo da polícia é de suma importância”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

No início do programa Rede de Vizinhos Protegidos, 25 quadras eram contempladas, e atualmente são 80 quadras. A intenção é integrar a comunidade aos atendimentos da PMDF, por meio da corresponsabilidade, contribuindo para a redução dos casos de crimes na região.

O comandante Palhares frisou que o Centro de Supervisão Operacional foi entregue completamente modernizado por meio de uma parceria público-privada. “Passamos a ter uma sala com estrutura adequada, o que significa ampliar a nossa capacidade de operacional e com uma resposta à comunidade mais vantajosa e eficiente”, disse.

Outra novidade é que os porteiros da região já contam com um botão de pânico, que dispara um sinal sonoro na unidade do 1° Batalhão da PMDF, alertando os militares do plantão 24h, por meio do aplicativo Vizinhança.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

4 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

4 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

9 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

9 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

10 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago