Distrito Federal

DF Inova Tech abre 2.042 vagas para cursos gratuitos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), estão com 2.042 vagas abertas em cursos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional pelo programa DF Inova Tech. As aulas serão presenciais, nas escolas do Sesi/Senai Brasília (localizada no Setor de Indústrias Gráficas), Senai Gama, Sesi/Senai Sobradinho e Senai Taguatinga.

“Esses cursos são uma ferramenta importante para a população se profissionalizar. Com a inovação, é possível gerarmos economia aos cofres locais e também renda aos envolvidos nos cursos”

Gustavo Amaral, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Ao todo, são ofertados 11 cursos: Administrador de banco de dados, Desenhista de páginas da internet – web designer, Desenhista técnico de edificações em modelagem BIM, Desenvolvedor C#, Desenvolvedor front-end, Desenvolvedor Java, Eletricista de sistemas fotovoltaicos – energia solar, Excel básico, Excel intermediário, Gestão de projetos com Scrum e Informática básica. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e podem ser lidos no edital.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral, os cursos estimulam o setor produtivo do DF. “Esses cursos são uma ferramenta importante para a população se profissionalizar. Com a inovação, é possível gerarmos economia aos cofres locais e também renda aos envolvidos nos cursos”, afirma.

Há opções nos turnos matutino, vespertino e noturno, com cargas horárias que variam de 20 a 240 horas. Nos cursos de qualificação, o objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a recolocação profissional. Já os cursos de aperfeiçoamento tratam da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Na iniciação profissional, o objetivo é despertar no aluno o interesse pelo trabalho e prepará-lo para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade. Nos três casos, ao concluir a capacitação, o participante recebe um certificado.

Como se inscrever

As inscrições são online e devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 23 de junho ou enquanto houver vagas. A classificação dos inscritos será por ordem de inscrição. Caso haja quantidade maior de candidatos interessados do que o número de vagas disponíveis, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera.

Os candidatos que atenderem os critérios de classificação serão convocados por e-mail, telefone e/ou mensagem de WhatsApp para confirmação da matrícula de forma presencial, em até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, na escola em que o curso será ofertado. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

Para matrícula, é preciso apresentar originais e cópias do RG, do CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso. Para alunos menores de idade, é necessário o RG do responsável legal, que também deverá estar presente.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

6 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

6 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

11 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

11 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

12 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago