Distrito Federal

Escolas públicas do DF têm apoio para aprimorar práticas pedagógicas

No Dia do Pedagogo, comemorado neste sábado (20), a Secretaria de Educação do DF homenageia esses profissionais que tanto auxiliam no desenvolvimento dos estudantes, principalmente das crianças, e contribuem para a oferta de um ensino público de qualidade. Além de dar aulas e trabalhar em vários setores dentro das escolas, a rede pública do DF conta com a Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, composta por profissionais de pedagogia e psicologia, com a função de promover reflexões para o aprimoramento das práticas educacionais.

“O papel do pedagogo é pensar no desenvolvimento humano dos estudantes, para que eles se tornem pessoas críticas. Muito além de passar o conteúdo, o pedagogo trabalha toda a comunidade escolar, pensando no aluno, no crescimento integral, como ser humano”, afirma Yesmin Correia Dias, que trabalha na Secretaria de Educação há 14 anos, é pedagoga e faz parte da Gerência do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem.

Cada escola tem uma equipe. São atendidas cerca de 500 unidades de ensino de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e centros de ensinos especiais e de educação precoce. Os profissionais atendem tanto estudantes e as respectivas famílias quanto professores e a equipe gestora, auxiliando no trabalho pedagógico.

O trabalho é dividido em três pilares: o mapeamento institucional, para entender a realidade da comunidade escolar; o assessoramento ao trabalho dos professores; e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Baseado nisso, os profissionais propõem atividades e dão suporte aos estudantes, caso tenham alguma dificuldade, e aos professores em suas capacitações.

“O pedagogo especializado tem um trabalho que envolve a coordenação e professores, os pais, a equipe administrativa, o pessoal da limpeza, merenda e monitores. Ele tem uma visão macro da escola, consegue enxergar de forma inteira, mas também cada segmento em separado. Com isso, é um profissional que tem condição de dar um suporte muito grande para todos na escola”, explica Fernanda Amaral Justino, que trabalha há 18 anos na Secretaria de Educação, sendo 12 no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Atualmente, ela trabalha no Centro de Educação Infantil 01 de Sobradinho.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas amplia serviços de trânsito digitais no MG App e no Portal MG

O Governo de Minas ampliou a disponibilidade de serviços de trânsito digital no MG App…

2 dias ago

Rodoviária do Plano Piloto recebe espaço exclusivo para inscrições do Casamento Comunitário 2026

Quem passa pela plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, no coração de Brasília, agora…

4 dias ago

Força-tarefa orienta população para evitar golpes envolvendo o IPVA

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a…

4 dias ago

Serviço de certidão de nascimento gratuita já beneficiou mais de 500 mil crianças em Minas

O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…

4 dias ago

Carreta de Mamografia oferece 700 exames gratuitos para mulheres atendidas pelo SUS; saiba como agendar

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…

5 dias ago

Saiba como evitar golpes na conta de luz e entenda as mudanças na fatura da Cemig

Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…

5 dias ago