Distrito Federal

GDF condecora 120 cidadãos com medalha Brasília 60 anos

O Governo do Distrito Federal (GDF) homenageou, nesta segunda-feira (18), 120 homens e mulheres que contribuíram para a história e o desenvolvimento cultural e econômico de Brasília.

“Tenham certeza de que os nomes de cada um de vocês foram escolhidos com muito carinho pelo que representam para esta cidade e pelo que fizeram para a construção do Distrito Federal” Governador Ibaneis Rocha

Instituída por meio do Decreto nº 40.473, de 27 de fevereiro de 2020, e assinada pelo governador Ibaneis Rocha, a medalha Brasília 60 anos foi entregue na semana em que a capital federal completará 62 anos de sua fundação. Há dois anos, as festividades de comemoração do aniversário da cidade estavam suspensas devidos às medidas restritivas de aglomeração impostas pelas autoridades sanitárias para conter o contágio da covid-19.

“Tenham certeza de que os nomes de cada um de vocês foram escolhidos com muito carinho pelo que representam para esta cidade e pelo que fizeram para a construção do Distrito Federal”, declarou o governador Ibaneis Rocha na abertura da cerimônia, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A medalha Brasília 60 anos consiste em uma placa dourada arredondada, na qual, no interior, sobressai uma peça central com 16 pontas e uma peça menor com o mesmo formato em tons de azul, fazendo referência à Catedral de Brasília. A condecoração foi atribuída também ao governador, como membro nato, e aos demais integrantes do Conselho da Medalha Brasília 60 Anos.

Política, cinema e TV

A viúva do ex-governador Joaquim Roriz, Weslian Roriz, estava entre as mulheres homenageadas pela Brasília 60 anos. Primeira-dama do DF por três mandatos, ela se disse grata por tudo que viveu e vive na cidade. “São lembranças maravilhosas, o que pra mim é muito importante, principalmente porque meu marido foi uma pessoa muito querida.”

Aos 87 anos, Vladimir Carvalho tem em sua filmografia 20 títulos, a maioria deles com temas diretamente ligados à cidade. Por todo seu trabalho de projetar a capital nos cinemas de todo o país, ele afirmou que a medalha faz jus à sua importância. “Direi sem modéstia que, por tudo isso, eu a mereci”, brincou.

Foi em um dos programas de humor mais populares da TV que a apresentadora, atriz e psicóloga Maria Paula Fidalgo, ou apenas Maria Paula, imprimiu seu jeito de brasiliense. Filha da segunda geração de cidadãos nascidos e criados na cidade, ela voltou a morar na cidade depois de muitos anos fora e garante estar feliz por isso. “A minha história e a história de Brasília estão juntas, não há como separar”, concluiu.

As indicações à medalha ficaram a cargo do governador Ibaneis Rocha e dos membros do Conselho da Medalha Brasília 60 Anos – composta pelo vice-governador Paco Brito e os titulares das pastas da Cultura, Bartolomeu Rodrigues; Economia, Itamar Feitosa; da Casa Civil, Gustavo Rocha; de Governo, José Humberto; de Comunicação, Weligton Moraes; bem como a chefe de Gabinete da Governadoria, Juliana Monici; a chefe-executiva do Cerimonial da Governadoria, Lorena do Nascimento; e os jornalistas Renato Riella e Paulo Pestana.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

8 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

8 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

13 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

13 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

14 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago