Distrito Federal

GDF qualifica 50 mil pessoas para o mercado de trabalho

Maior programa de capacitação do Distrito Federal, o QualificaDF vai chegar ao fim do ano com cerca de 50 mil alunos formados e prontos para buscar oportunidade no mercado de trabalho ou, até mesmo, já com um novo emprego. A marca é a soma dos 24 mil participantes de 2022 com os mais de 27 mil alunos no decorrer de 2023.

“Temos condições de transformar o DF na capital do emprego do país. O QualificaDF é um dos maiores programas de qualificação da nossa cidade, e o certificado dele é respeitado pelas empresas”

Ibaneis Rocha, governador

Nesta terça-feira (4), o governador Ibaneis Rocha participou de um workshop junto aos inscritos na primeira etapa do programa de 2023 em evento no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O chefe do Executivo local incentivou os alunos a buscar qualificação. “Temos condições de transformar o DF na capital do emprego do país. O QualificaDF é um dos maiores programas de qualificação da nossa cidade, e o certificado dele é respeitado pelas empresas. Acredito que a vida de vocês será transformada por esse curso de qualificação”, disse Ibaneis Rocha.

O QualificaDF é um dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). Na atual turma, 8.125 alunos participam gratuitamente de 40 cursos de qualificação profissional nas áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde.

As capacitações vêm sendo ofertadas nas regiões do Gama, Guará, Paranoá, de Planaltina, Taguatinga, São Sebastião e da Asa Sul. Outras etapas, com mais de nove mil alunos, vão ocorrer ao longo do ano. A pasta ressalta que os números podem variar de acordo com as inscrições e, portanto, aumentar.

“Esta é a primeira turma do ano, com quase nove mil alunos que estão inscritos em cursos das áreas que o mercado de trabalho mais contrata no DF. Com a turma do ano passado e as deste ano, nós esperamos chegar a quase 50 mil pessoas”

Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

A escolha dos cursos se deu a partir de pesquisa de demanda de mercado de trabalho junto ao setor produtivo. Os alunos recebem vale-transporte, lanche, certificado, material didático e contam com seguro contra acidentes pessoais.

“Esta é a primeira turma do ano, com quase nove mil alunos que estão inscritos em cursos das áreas que o mercado de trabalho mais contrata no DF. Com a turma do ano passado e as deste ano, nós esperamos chegar a quase 50 mil pessoas. É o compromisso do governo em preparar essas pessoas e capacitá-las em busca de emprego”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

A balconista Carolaine Silva Nascimento é uma das milhares de alunas inscritas no programa. Em março, ela iniciou o curso de atendente de farmácia no QualificaDF e espera evoluir na carreira. “Busquei neste curso mais qualificação na minha área e tem sido muito interessante. Algumas matérias eu nunca tinha aprendido e tem sido importante essa oportunidade”, contou.

Para participar, o interessado ou a interessada deve ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, que esteja em busca de nova qualificação e/ou requalificação profissional nas áreas dos cursos ofertados. Também deve ter idade mínima de 16 anos e possuir escolaridade compatível com o curso desejado. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Secretaria.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

8 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

8 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

13 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

13 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

14 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago