Distrito Federal

Mutirão emite Certidão de Nascimento sem custo a pessoas vulneráveis do DF

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Os centros Pop do Plano Piloto (903 Sul) e de Taguatinga (QNF 24, A/E 2) e 14 cartórios de registro civil do Distrito Federal vão emitir gratuitamente a Certidão de Nascimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. A medida ocorre até sexta-feira (12) e faz parte da 1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

“É muito importante a participação da população também divulgando, buscando os cartórios, buscando os centros Pop para que a gente tenha o maior número de atendimentos”

Ibaneis Rocha, governador

O mutirão busca erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica, já que atualmente há cerca de 2,7 milhões de pessoas no Brasil sem certidão de nascimento, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No DF, dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apontam que há cerca de três mil pessoas em situação de rua vivendo na capital. Desse total, 62,4% afirmam ter Certidão de Nascimento, enquanto 37,6% disseram não possuir o documento, mas que tiveram em algum momento da vida. É esse segundo público e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social que a Semana do Registro Civil vai atender com a emissão gratuita da Certidão de Nascimento.

Presente ao lançamento da ação nesta segunda-feira (8), o governador Ibaneis Rocha convocou a população para divulgar o mutirão. “Esse é o primeiro passo rumo à cidadania, a partir daí pode ser tirado os demais documentos. É uma parceria com o CNJ, TJDFT e a Sedes e esperamos atender toda a população carente do Distrito Federal ao longo desses dias. É muito importante a participação da população também divulgando, buscando os cartórios, buscando os centros Pop para que a gente tenha o maior número de atendimentos”, destacou o chefe do Executivo local.

Dentro do GDF, a Sedes é uma das responsáveis por cuidar da população vulnerável, e iniciativas como a 1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se são frequentes, a exemplo do mutirão PopRuaJud, que terá sua 5ª edição no dia 17 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Lima, a Certidão de Nascimento abre portas para a população. “A Sedes vê com muita alegria essa iniciativa, porque a obtenção dessas certidões cíveis é o primeiro passo para que a pessoa efetivamente se sinta inserida na sociedade e, com isso, consiga obter outros avanços, como benefícios sociais, entrar no mercado de trabalho, enfim, várias situações positivas na vida do cidadão”, argumentou.

Cidadania

“A obtenção dessas certidões cíveis é o primeiro passo para que a pessoa efetivamente se sinta inserida na sociedade e, com isso, consiga obter outros avanços, como benefícios sociais, entrar no mercado de trabalho, enfim, várias situações positivas na vida do cidadão”

Renata Lima, secretária adjunta de Desenvolvimento Social

Quem esteve no Centro Pop do Plano Piloto saiu de lá com o documento em mãos, a exemplo de Wagner Ignacio Ribeiro, que obteve a segunda via de sua certidão. “Muita gente acha que não é importante ter uma certidão de nascimento, mas é importante, sim. Nunca somos indigentes de forma geral, por completo, então precisamos ter esse documento. Bati na porta certa e consegui”, disse.

A Semana Registre-se foi idealizada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que participou do lançamento do evento na Asa Sul. Segundo o CNJ, a ampliação do acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis atende à Diretriz Estratégica nº 5 para o ano de 2023, além de ser uma das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.

“O que nós podemos é contribuir com um documento fundamental para que essa cidadania seja resgatada. É uma ação no Brasil inteiro, sem custo nenhum ao longo desta semana. O que estamos fazendo é o início de um grande trabalho para resgatar a cidadania das pessoas em situação vulnerável”, afirma o ministro.

Serviço

1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se
* Desta segunda (8) a sexta-feira (12)

→ Brasília
Centro Pop
SGAS 903, Conjunto C
1º Ofício de Registro Civil
SCS Quadra 8, Edifício Venâncio 2000, Bloco B-60, sala 140-E
2º Ofício de Registro Civil
CRS 504, Bloco A, Loja 7/8

→ Brazlândia
4º Ofício de Registro Civil
AE 4, Conjunto B, Lote 2, Setor Tradicional

→ Ceilândia
7º Ofício de Registro Civil
CNM 1, Bloco I, Lote 3, salas 401/402

→ Gama
4º Ofício de Registro Civil
Quadra 22, lote 5, Setor Leste

→ Guará
5º Ofício de Registro Civil
QE 2, Bloco N, AE

→ Núcleo Bandeirante
1º Ofício de Registro Civil
Avenida Central, AE 19, lotes C, D e E, lojas 1 e 2

→ Paranoá
3º Ofício de Registro Civil
Avenida Paranoá, Quadra 10, Conjunto 4, Lote 2

→ Planaltina
9º Ofício de Registro Civil
Quadra 2, Bloco C, salas 103/108, Edifício Agenor Teixeira, SCS

→ Samambaia
6º Ofício de Registro Civil
QI 416, Conjunto M, lotes 2/3, loja 2, Samambaia Norte

→ Sobradinho
2º Ofício de Registro Civil
Quadra Central, Bloco 7, Loja 5, Edifício Sylvia

→ 8º Ofício de Registro Civil
SPMN, Lote 2, Conjunto B, loja 102, Altana Mall, Balão do Colorado

→ Taguatinga
Centro Pop
QNF 24, AE 2, Módulo A, Taguatinga Norte

3º Ofício de Registro Civil
QSA 24, Lotes 1 e 2

5º Ofício de Registro Civil
CNA 3, lote 2, Praça do DI

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança projeto Crescer Juntos para ampliar o acesso à educação infantil em Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou hoje, 4 de março, o projeto Crescer…

12 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas realiza seminário de vigilância sobre regulamentação dos serviços de estética

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em parceria com o…

13 horas ago

Educação lança “Esquenta Enem MG” com aulas ao vivo para o primeiro simulado neste sábado (5/4)

O Governo de Minas lança neste sábado (5/4), por meio da Secretaria de Estado de…

13 horas ago

Governo de Minas anuncia ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta sexta-feira (4/4), do anúncio da ferramenta…

14 horas ago

Governo de Minas estreita parcerias na Educação com os municípios durante Café com Prosa 2025

Gestores, educadores e especialistas se reuniram na edição comemorativa do Café com Prosa, evento promovido…

2 dias ago

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de…

2 dias ago