Distrito Federal

Servidor vence a quarta edição do Brasília em Foto com imagem da Ponte JK

A beleza singular de Brasília ganhou novos olhares por meio da quarta edição do concurso Brasília em Foto, que anunciou, nesta segunda-feira (5), os sete servidores que melhor registraram a essência da cidade. Promovida pela Secretaria de Economia (Seec-DF), por intermédio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), a iniciativa celebrou o aniversário da capital com registros que revelam sua identidade, diversidade e encantos arquitetônicos.

Com mais de 30 mil votos populares, a edição deste ano foi um sucesso e evidenciou o engajamento da população na valorização do Distrito Federal. As imagens vencedoras revelam diferentes perspectivas da cidade – dos céus coloridos de fim de tarde às curvas emblemáticas de Oscar Niemeyer, passando por cenas cotidianas que traduzem o espírito brasiliense. As fotos podem ser conferidas no site e no Instagram oficial da Seec-DF.

A primeira colocação ficou com o servidor Hayk Carvalho Silva, da Seec-DF, autor de uma imagem que retrata dois ícones de Brasília: a arquitetura imponente da ponte, com seus tirantes metálicos, e o Lago Paranoá, que, além de abastecer a cidade, ameniza os efeitos da seca. O contraste entre o azul da água e do céu realça a iluminação da estrutura, reforçando sua beleza.

O segundo lugar foi conquistado por Jorge Luiz Guedes, servidor da Secretaria de Educação (SEEDF), com uma foto que destaca o espelho-d’água do Memorial JK ao entardecer, refletindo a estátua do ex-presidente em uma cena que convida o olhar e inspira o registro fotográfico.

Já o servidor Gilvam Elmiro Moreira, da Secretaria de Saúde (SES-DF), garantiu a terceira posição ao registrar a bandeira do Brasil suspensa entre a arquitetura e o céu, simbolizando a elevação dos valores cívicos e culturais. A composição reforça a ideia de que a arte e a cultura sustentam a nação, com o clique feito a partir do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes.

Puderam participar do concurso servidores efetivos, comissionados, aposentados e empregados públicos dos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF). Ao todo, cerca de 200 inscritos concorreram nesta edição.

As 21 fotos selecionadas pela curadoria passaram pela avaliação da comissão julgadora, com base em critérios como criatividade, originalidade, aderência ao tema e aos objetivos do concurso. Em seguida, foram submetidas à votação popular.

As sete imagens mais votadas farão parte de uma exposição que será inaugurada na próxima quinta-feira (8), às 15h, no Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti. Os três primeiros colocados também serão premiados com bolsas integrais para um curso de fotografia oferecido por instituição parceira do programa DF Superior. O evento contará com a presença dos 21 classificados e de autoridades do GDF.

“A proposta do concurso vai além da arte fotográfica”, afirma o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior. “É uma forma de promover o pertencimento, valorizar o olhar do servidor sobre o DF e eternizar, em imagens, o nosso orgulho por Brasília.”

Veja, abaixo, a lista dos sete vencedores:

1º lugar: Hayk Carvalho Silva – Secretaria de Economia

2º lugar: Jorge Luiz Guedes – Secretaria de Educação

3º lugar: Gilvam Elmiro Moreira – Secretaria de Saúde

4º lugar: Cláudio Akio Watanabe – Secretaria de Economia

5º lugar: Carolina Araújo Vieira – Secretaria de Saúde

6º lugar: Caio César Nunes Cavalcante – Fundação Jardim Zoológico de Brasília

7º lugar: Bruno Henrique Souza de Andrade – Caesb.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Reajuste médio do IPVA 2026 será de 1,72%

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá um reajuste médio de 1,72%…

16 horas ago

Estado divulga Calendário Escolar 2026 e confirma adoção do modelo trimestral após consulta à rede de ensino

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), disponibilizou o…

16 horas ago

Postos do Sine disponibilizam mais de 15 mil oportunidades de emprego em Minas Gerais

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais está com 15.837 vagas de trabalho…

17 horas ago

DF recebe mais de 9 mil vacinas contra bronquiolite para gestantes

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta terça-feira (2), 9.465 doses da…

3 dias ago

Governo de Minas publica calendário de feriados e pontos facultativos para repartições públicas estaduais em 2026

O Governo de Minas publicou, nesta terça-feira (2/12), no Diário Oficial, o calendário oficial de…

3 dias ago

Começam as inscrições para novo concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, com 1.178 vagas

Foram abertas nesta segunda-feira (2/12) e vão até as 14h de 22/12 as inscrições para…

3 dias ago