O estudante Yuri Samuel Cantuária de Oliveira,13 anos, do 8º ano, da Escola Municipal João Joaquim Ramos, de Buritis, venceu a final da etapa regional do Soletrando. O evento foi no auditório da sede da Prefeitura de Bonfinópolis de Minas, na tarde dessa sexta-feira (7). Ele disputou o primeiro lugar, letra por letra, com Luís André G. Fonseca, do 8º ano, 14 anos, da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares, de Arinos e com Sabrina Batista Gondinho, 13 anos, do 9º ano, da Escola Estadual Alvarenga Peixoto, do município de Natalândia. Desde o início do projeto, essa foi a primeira vez em que a disputa final fica entre dois rapazes.
Yuri participa do Soletrando desde do início, em 2016, mas ainda não tinha estado entre os finalistas e nem na etapa regional. Além da bicicleta, que ganhou como prêmio, encheu a mãe dele de orgulho. A gari Eliane Cantuária ficou emocionada com a conquista do filho. “Ele não pega livros para ler, mas é bem dedicado. Sempre se sai bem em todas as matérias”, comenta. Para o estudante, a vitória é só o começo de uma longa jornada. “Vou estudar bastante e garantir o meu futuro”, diz. O sorriso tímido de Yuri não escondia a alegria em vencer a disputa. Segundo o aluno, vai muito bem no português, mas sua matéria preferida é a matemática. O vencedor em 2º lugar também levou uma bicicleta e a vencedora do 3º foi presenteada com um tablete. Os prêmios foram doados pelo Banco Sicoob e Coagril de Unaí.
A Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, de Bonfinópolis de Minas foi representada pela aluna Sara Jully Alves Brandão, de 14 anos, do 8º do ensino fundamental. Ela foi desclassificada depois de errar a soletração da palavra andança. “Acho que faltou mais conhecimento da palavra. Não sabia se era com S ou Ç. Faltou estudo e atenção”, reconhece. A estudante começou a competir a partir do 6º ano e, só agora conseguiu vencer toda a escola e competir pela etapa regional. Segundo a jovem, a nova experiência e exposição fizeram o nervosismo aumentar ainda mais. Agora, é se preparar para a próxima competição.
Neste ano, dez municípios foram finalistas e Bonfinópolis de Minas sediou a etapa regional pela primeira vez. A secretária de Educação, Helena de Menezes, comemora a participação dos alunos na disputa. “Esse projeto desenvolve o aprender com as palavras e escrever de forma correta. São muitas palavras em três níveis, fácil, mediano e difícil. Os alunos se sentem motivados a aprender de forma lúdica e a ler de maneira mais autônoma”, explicou, secretária.
Na abertura do evento, o prefeito, Donizete Antônio dos Santos parabenizou os alunos pela participação e lembrou da importância de competir. “Vencer é muito bom, mas participar tem uma importância significativa, principalmente quando se está em busca do conhecimento. Aqui em Bonfinópolis a gente é muito engajado no melhoramento da educação. A educação é boa, mas nada é tão bom que não possa melhorar”, ressaltou.
O Soletrando, que segue as mesmas regras do Soletrando do Programa do Luciano Huck, da TV Globo, foi idealizado pela Superintendência Regional de Ensino de Unaí, que implantou o projeto, por meio de Decreto. Os municípios de Unaí, Formoso, Arinos, Natalândia e Buritis estão confirmados na disputa do ano que vem. A sede da competição será o município vencedor desta regional, Buritis de Minas.
O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…
O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…
O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…