As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estão abertas. Com a realização das provas marcada para novembro, o prazo começou nesta segunda-feira (27/5) e termina no dia 7/6. Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação, o exame desempenha um papel crucial como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.
Como realizar a inscrição
Para realizar a inscrição no Enem 2024, o estudante deve acessar a Página do Participante no site oficial do Inep, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
O pagamento da taxa de inscrição é destinado aos participantes que não solicitaram ou não obtiveram a isenção. Esse participante deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento, no valor de R$ 85, no período de 27/5 a 12/6. O gabarito será disponibilizado no dia 20/11 e os resultados serão divulgados no dia 13/1 de 2025.
Estrutura da prova
A configuração da prova será a mesma dos últimos anos. Realizada em dois domingos consecutivos (3 e 10/11), os estudantes farão, no primeiro dia, as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com duração de cinco horas e meia. No segundo dia, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de quatro horas e meia. Serão 90 questões de múltipla escolha por dia de prova, totalizando 180 questões nos dois domingos.
Preparação dos estudantes
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adquiriu em março deste ano a plataforma Estudo Play, disponível como Enem MG nos dispositivos móveis. A ferramenta é uma importante aliada na preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Enem.
Oferecendo uma gama de recursos educacionais, a ferramenta proporciona uma preparação abrangente e eficaz. Os estudantes podem acessá-la por meio de computador, tablet ou celular, tanto na escola quanto em casa.
Entre os dias 21 e 23/5, um simulado do Enem foi aplicado para cerca de 185 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolvido pela plataforma, o simulado oferece um diagnóstico detalhado que orienta estudantes e professores na preparação para o exame, que acontecerá em novembro.
Os alunos também contam com as teleaulas do “Pré-Enem do Se Liga”, exibidas 24 horas por dia, de segunda a domingo, na programação da Rede Minas. Na capital e região metropolitana, a exibição é no canal digital 9.2. Para saber qual o número do canal em cada cidade do interior do estado, acesse o site da Rede Minas, neste link.
Além disso, para a aplicação das provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 10/11, a SEE/MG vai mapear as inscrições para a definição de critérios para assegurar transporte e lanche aos estudantes que residem em municípios onde não há aplicação da prova, facilitando a participação de mais estudantes no exame.
O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…
O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…
O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…