Educação

Terminam nesta sexta-feira (24/10) as inscrições para seleção de temporários na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS) destinado à formação de cadastro de reserva de profissionais que poderão atuar, de forma temporária, nas unidades da rede estadual. O Edital nº 10/2025 contempla funções essenciais para o funcionamento das escolas, inclusive com oportunidades voltadas à Educação Profissional e Tecnológica.

As inscrições devem ser realizadas até às 17h de sexta-feira (24/10), exclusivamente pelo endereço siagepe.educacao.mg.gov.br, conforme o cronograma previsto no edital, e permanecem válidas até 31/12 de 2026.

Oportunidades na Educação Profissional

Entre as funções contempladas, estão as de professor da educação básica que podem atuar na educação profissional e tecnológica, que inclui vagas para atuação nas escolas estaduais que ofertam cursos técnicos e formações integradas à Educação Profissional.

Para concorrer, é necessário possuir formação específica ou correlata para os componentes curriculares. A relação de cursos superiores específicos, correlatos e por eixo tecnológico da educação profissional está disponível no Anexo I do Edital nº 10/2025.

Diversidade de funções e abrangência estadual

Além das vagas voltadas à Educação Profissional, o processo seletivo também abrange funções do quadro do magistério, como Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB), Professor de Educação Básica (PEB).

No quadro técnico e administrativo, o Edital PSS/SEE/MG nº 09/2025 abrange funções como Analista de Educação Básica (AEB), com especialidades em Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Assistência Social e Terapia Ocupacional; Analista Educacional (ANE), na função de Nutricionista; e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Os candidatos podem realizar até seis inscrições, escolhendo diferentes funções e Superintendências Regionais de Ensino (SREs), o que amplia as possibilidades de contratação em diversas regiões do estado.

Processo de seleção

O PS é destinado à formação de cadastro de reserva e será processado pelo Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe). A classificação será baseada em critérios como tempo de serviço e formação acadêmica, conforme detalhado no edital.

As contratações ocorrerão de acordo com a necessidade de cada unidade escolar e poderão ser realizadas de forma on-line ou presencial, via Siagepe.

Autorização para lecionar

Os candidatos que ainda não tenham atuado como professores na rede estadual devem solicitar a Autorização para Lecionar (ATL). O documento, emitido a título precário e de forma gratuita, é exigido dos candidatos às funções de Professor de Educação Básica nos componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação Profissional e de projetos autorizados pela SEE/MG.

A solicitação da ATL deve ser feita pelo Sistema de Autorização (Siaut), acessando o serviço com login e senha Gov.br, por meio deste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Dezembro Vermelho reforça prevenção e diagnóstico das ISTs em Minas Gerais

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas…

1 dia ago

Justiça recebe denúncia do MPMG contra prefeito de Riachinho e outras pessoas acusadas de fraude em contratações de empresas de transporte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou argumentos e alegações das defesas e…

1 dia ago

MPMG lança guia para ajudar famílias a garantir que escolas cumpram a lei de prevenção à violência contra mulheres e meninas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às…

3 dias ago

Vacinação em dia: GDF envia mensagens para reforçar imunização de crianças e adolescentes

Para ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal,…

3 dias ago

Procon-MPMG divulga cartilha de orientação contra golpes com inteligência artificial

O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lançou a cartilha “Golpes Digitais…

3 dias ago

Digitalização do envio de documentos facilita processos de CNH para pessoas com deficiência em Minas Gerais

O Governo de Minas está aprimorando e modernizando cada vez mais os serviços de trânsito…

3 dias ago